Ituanos opinam sobre a realização da Copa América no Brasil

Neste domingo (13) começará mais uma edição da Copa América. A competição, que ocorrerá até o dia 10 de julho, será realizada no Brasil, cercada por polêmicas. Originalmente, a edição estava marcada para ocorrer no ano passado e era para ocorrer na Colômbia e na Argentina, porém foi adiada em um ano devido à pandemia de Covid-19.

Neste ano, os colombianos foram descartados devido a grave crise política. Com isso, a Argentina iria abrigar sozinha a competição, porém, devido à grave crise sanitária em decorrência da Covid-19, também acabou declinando de receber o evento.

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) então consultou o Brasil, que após aval do Governo Federal, confirmou a realização da competição em solo brasileiro, o que gerou bastante polêmica, devido ao aumento de casos e mortes por Covid-19 no país.

O Periscópio ouviu algumas pessoas de diferentes segmentos, a respeito de suas opiniões sobre a realização da Copa América, que terá transmissão em TV aberta pelo SBT e pela ESPN e Fox Sports em TV fechada. Confira:

Beatriz Pires, jornalista

Eu sou contra. Continuamos com números altíssimos de Covid-19 em um país que não consegue garantir atendimento e leitos nem para a própria população, quanto mais para quem virá de fora. Além disso, realizar o torneio aqui é um desrespeito com quem está na linha de frente, com quem tem parentes internados e com quem está vivendo o luto, já que a Copa América é um evento festivo e, neste momento, não temos nenhum motivo para festas e comemorações.

Michelle Duarte, cientista política

Com o Brasil avançando rapidamente com mortes em decorrência da Covid-19, ser contra a Copa América significa ser contra a tentativa do governo Bolsonaro de desviar o foco das revelações da CPI no senado, e a tentativa de mascarar sua reprovação acima de 50%. Estamos longe de chegar ao fim da Covid-19 no Brasil, e Bolsonaro e sua tropa não fazem questão alguma de que ela chegue, segue incentivando aglomerações, não existe incentivo à vacinação, e agora decide sediar a Copa América, o que esse governo quer é dizimar a população brasileira. Não queremos Copa América, queremos vacina!

Fábio William Granado, operador de injetora

Não sou a favor da Copa América, pois as sedes (Argentina e Colômbia) se recusaram a sediar a competição. Brasil é um país irresponsável, sabemos claramente da situação caótica em que vive, e ainda quer trazer a competição pra cá aceitando convite da Conmebol pra ser sede.

João Januário, agente de desenvolvimento

Sou a favor. Considero hipocrisia principalmente o que tem feito os comentaristas da Globo. São vários os torneios já realizados ou em andamento. Se não pode ter Copa América, na minha visão devem ser paralisados os demais torneios esportivos. Tem jogador politizando o assunto, mas eles não dão exemplo quando fazem festas clandestinas, quando vão em cassinos clandestinos. Tem que ter bom senso. Não é um torneio curto, com poucas equipes e sem torcida que irá melhorar ou piorar a situação do Brasil. Logicamente que a Copa América na minha visão perdeu o charme. O que salva vidas é a atitude de cada um de nós e a vacinação.

Arnaldo Luis Ivo, empresário de 57 anos


Sou favorável. Se a gente analisar, todos os outros campeonatos estão acontecendo. estaduais, Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Eliminatórias. Se tiver de ter uma paralisação teria de ser total. Se os outros campeonatos podem ser realizados, a Copa América também pode. E, como acontece em todos, com todas as medidas de saúde.

Luis Fernando Boni, administrador

“Como brasileiro e apaixonado por futebol, sou a favor. Vejo uma movimentação política que rechaça o acontecimento do evento, mas hoje temos estaduais, Libertadores e outras competições acontecendo no Brasil. Não consigo enxergar um risco maior de aumento na curva exponencial na pandemia. Não concordo com ‘dois pesos, duas medidas’.

Luis Paulo Lemes “Django”, treinador de futebol

“Pra mim, parava tudo de uma vez, até dar um jeito nesta pandemia. Agora, como está tendo tudo, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores, não vejo como não fazer. Mas, para mim, parava tudo mesmo, até as coisas melhorarem. Acho que a Copa América vai acontecer mesmo.

Fernando Fonseca, desempregado

Eu sou a favor, pois se não fosse aqui, seria em outro lugar. Agora fica essa briga política toda. Mas é engraçado, só porque a Copa América vai ser transmitida pelo SBT está toda essa polêmica. E os estaduais e o Brasileirão que são transmitidos pela Globo, ninguém fala nada. Isso pode? Está tendo jogos em várias cidades e a Copa América é questão de menos de 30 dias e não vai ter aglomeração. Não vejo problema nenhum.

Ikaros Júnior, corretor de seguros

Sou a favor, concordo! Uma vez que já estão liberados jogos em todo território brasileiro, de campeonatos nacionais e internacionais como Libertadores, Sul-Americana etc., não tem o porquê não recebermos jogo do Copa América. Isso fortalecerá hotéis próximos aos estádios, ajudando de alguma forma a economia local.

Matheus Weissmann, chef de cozinha

“O Brasil se encontra, hoje (10 de junho), batendo o seu próprio recorde com 92.115 novos casos e com 467,7 mil vidas perdidas graças ao governo genocida de Bolsonaro. Só nas últimas 24 horas, morreram no Brasil 2.390 pessoas por conta da Covid-19. Esses não são apenas números, são vidas ceifadas. Junto a isso, sabemos que a estratégia do governo desde o início, é, e foi unicamente de negação a ciência, a atuação genocida de Bolsonaro, acompanhado de seu escalão, demorou 8 meses para responder 41 e-mails da farmacêutica Pfizer e, dados esse, apontados pela CPI da Pandemia no Senado Federal, entretanto em poucos minutos retornou à Conmebol naturalmente para a realização do evento no Brasil. O vírus existe e não é nossa culpa, mas temos a obrigação de combatê-lo! “.

Letícia Spinardi, publicitária

“Nada justifica trazer a Copa América para um país que ainda não tem nem 15% de sua população totalmente vacinada em plena pandemia e com diversas crises não resolvidas. Minha opinião certamente seria outra se tivéssemos uma realidade diferente, como Estados Unidos ou China, com a maior parte das pessoas seguras e sob as condições adequadas para realização do evento. Mas neste momento realizar o campeonato no Brasil é o mesmo que investir para agravar a crise sanitária, aumentando as chances de contaminação de forma exponencial e o colapso no sistema de saúde, além da crise financeira, em que mesmo a mais remota chance de uma nova paralisação pode ser o fim para os comerciantes que ainda não perderam seus negócios, para os desempregados e o crescente número de pessoas em situação de miséria.”

Marcelo Sampaio, assessor parlamentar

Copa América no Brasil é o assunto do momento e sou totalmente contra a realização do evento no país. Infelizmente até isso conseguiram polarizar e embora seja um evento bacana aos amantes do futebol, entendo que o Brasil deveria ter a mesma postura da Argentina, não aceitar a Copa devido a pandemia. Muito se fala em falta de coerência já que os campeonatos no Brasil estão rolando normalmente, mas entendo que há uma grande diferença entre clubes e seleção. Um clube precisa se manter, mesmo que sem público, carece estar em atividade para não fechar as portas. Da mesma forma quê nós precisamos trabalhar, os atletas também precisam. Já a seleção não, não há a necessidade de um evento envolvendo seleções já quê elas se mantém com bola parada do mesmo jeito.Os jogadores selecionados já estão em atividade em seus clubes mundo afora, daria muito bem pra adiar essa edição e o momento o qual estamos enfrentando não é necessário para um campeonato de seleções. O Brasil já sofre com a falta de leitos e com a Copa América será ainda mais escasso. Sei claro que todos os protocolos serão seguidos, mas daria muito bem para adiar o evento, sem contar a própria falta de interesse do brasileiro pela seleção de futebol.