Cinerama – Jack Reacher: Sem Retorno

Por André Roedel

jack-reacher

Existem filmes que nascem com o simplório objetivo de ser um longa-metragem de ação que não coloca o espectador pra pensar. “Jack Reacher: Sem Retorno” é um deles. Lançada na última quinta-feira (24), a nova produção protagonizada por Tom Cruise e dirigida por Edward Zwick (“Amor e Outras Drogas”) cumpre seu papel – mas não vai nenhum pouco além disso.

Acho importante avisar logo de cara que você pode assistir a esse novo filme tranquilamente sem ter visto o primeiro, “Jack Reacher: O Último Tiro”, de 2012. Isso porque o personagem – protagonista de uma série de livros escritos por Lee Child – é tão raso que não é necessário conhecê-lo com mais profundidade. Aliás, neste ponto a escolha por Cruise como intérprete de Reacher foi certeira.

O filme segue a premissa básica de qualquer ação nível “Domingo Maior” – muitas perseguições, fugas improváveis, tiro, porrada e bomba. Em certo momento a trama tenta ser mais profunda ao inserir um dilema familiar entre Reacher e sua possível filha, Samantha (Danika Yarosh), mas não consegue.

Porém, como já colocado, o filme cumpre seu papel de entregar uma ação despretensiosa. Cruise, apesar de ser tão expressivo quanto uma porta, manda bem nas cenas de porradaria. As coreografias de luta estão bem legais e o timing entre um problema e outro foi bem ajustado pela edição – apesar de achar o filme longo demais. Cortaria facilmente uns bons 15 minutos de lengalenga.

Tom Cruise é mesmo a grande estrela do filme, que funciona de uma forma para fazê-lo brilhar. Com isso, acaba ofuscando a ótima Cobie Smulders (que interpreta uma major do Exército envolvida em uma tramoia) e o eterno T-Bag da série “Prison Break”, Robert Knepper (que está no papel de um empresário que coordena a grande tramoia). O tempo de tela dela é grande, porém sempre à sombra de Cruise. Já o dele é inexpressivo. Uma pena.

Se você estiver entediado e quiser desligar um pouco a mente, “Jack Reacher: Sem Retono” é uma pedida razoável para o fim de noite. Caso você queira pensar e não somente ver explosões e perseguições, aguarde um lançamento melhor.

Nota: 6/10

Ficha técnica:
Direção: Edward Zwick
Produtora: Paramount Pictures/Skydance Media
Elenco: Tom Cruise, Cobie Smulders, Robert Knepper
Duração: 1h58
Censura: 14 anos
Gênero: Ação