Janeiro Branco 2021: ILI promove live sobre saúde mental no dia 27

Chefe do Departamento da Saúde Mental da Secretaria da Saúde de Itu, Ademir Corazza participa da live (Foto: Divulgação)

O Instituto do Legislativo Ituano (ILI), com apoio da Prefeitura de Itu, realiza a live “Você sabe cuidar da sua saúde mental?”, com participação do Chefe do Departamento da Saúde Mental da Secretaria da Saúde de Itu, Ademir Corazza, e do psicólogo Emerson Oliveira. A live, que faz parte da campanha Janeiro Branco, acontece no dia 27 de janeiro de 2021, a partir das 15h, no YouTube do Instituto do Legislativo Ituano (www.youtube.com/institutodolegislativoituano).

Instituído em Itu pela Lei Municipal Nº 2069, de 06 de março de 2019, e realizado pelo ILI desde 2020, o Janeiro Branco é uma iniciativa criada em 2014 por psicólogos de Uberlândia/MG com o objetivo de alertar para a importância da Saúde Mental e que acabou se difundindo pelo Brasil.

Em 2021 o Janeiro Branco tem como foco alertar os riscos que a pandemia de covid-19 trouxe também para a saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de Saúde Mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses mesmos serviços.

No Brasil – país que já é um dos recordistas mundiais em relação à depressão, à ansiedade e a números absolutos de suicídios –, a primeira fase de uma pesquisa realizada no final de 2020 pelo Ministério da Saúde detectou ansiedade em 86,5% dos indivíduos pesquisados, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos participantes do estudo.

De acordo com Leonardo Abrahão, psicólogo idealizador da Campanha Janeiro Branco, “a humanidade precisa de um pacto pela Saúde Mental em que todas as pessoas se comprometam com a ideia de que ‘todo cuidado conta!’ quando o objetivo é a criação de condições para vidas mais saudáveis e melhores para todo mundo”. Saiba mais em janeirobranco.com.br.