Janeiro Branco: a saúde mental em meio à pandemia

Dra. Elisabete Mariza Teixeira promove diversas orientações (Foto: Arquivo pessoal)

Iniciada em 2014, o “Janeiro Branco” é uma campanha brasileira que tem como objetivo chamar a atenção para o tema da saúde mental. Janeiro é o mês escolhido pelo fato do foco das pessoas neste período nas resoluções e metas para o ano que se inicia.

 A campanha tem o foco no autocuidado, preocupação com a saúde mental e emocional da humanidade e desde 2020 tem sido ainda mais fundamental, devido o cenário de pandemia de Covid-19.

Nesta semana, o Periscópio conversou com a Dra. Elisabete Mariza Teixeira, graduada em Psicologia, Recursos Humanos e Pós-graduada em Psicologia Organizacional, que comentou a respeito do tema. “O cenário atual o aparecimento da variante [da Covid-19] Ômicron, o surgimento da H3N2 [variante da Influenza] faz com que muito fique muitos de nós fique com medo e inseguro mediante a situação”, comenta.

 “Tentar manter o equilíbrio, a positividade e entender que algumas coisas fogem do nosso controle é essencial para termos calma e força nesse período. Não desperdice seu tempo com coisas que você não tem controle, olhe para você e pratique o autocuidado”, orienta. “Temos uma quantidade limitada de energia, física, biológica, espiritual, social e por isso devemos utilizar com sabedoria para não adoecermos”, destaca.

Praticar exercícios físicos também é uma prática de autocuidado, de acordo com a profissional. “No decorrer dos exercícios, o organismo produz a endorfina, um hormônio que proporciona a sensação de prazer e bem-estar. Vale lembrar que essa prática pode ser feita em casa, pois hoje existem vários treinos que podem ser vistos através das plataformas digitais como Facebook, Instagram, Youtube etc.”

 O período requer cuidado também com a alimentação. Segundo a Dra. Elisabete, “o cenário atual pode desencadear o que chamamos de fome emocional ou seja a busca de alívio pelos problemas através da comida em excesso. A fome emocional é semelhante à compulsão alimentar, podendo ocasionar sérios problemas à saúde”.

 A profissional segue orientando. “Ter pessoas para conversar ajuda a organizar pensamentos, planejar ações e mediar emoções. Experimente fazer isso.  Procure meditar, respirar e pratique exercícios físicos”. Além disso, a psicóloga comenta que “acolhimento, empatia e ajuda ao próximo aumentam os níveis de satisfação, humor e bem-estar”.

Sobre manter-se otimista em um período de tantas notícias preocupantes, Dra. Elisabete comenta ainda que o otimismo é fundamental, assim como os demais fatores explorados acima, para manter-se em equilíbrio. “Siga as normas de saúde pública: Use máscara, lave as mãos com álcool ou sabão e evite aglomerações”, conclui.