Janeiro Branco: Cuidar da mente é cuidar da vida

Por Viviane R. Oliveira Silva | CRP 06/148390
Psicóloga, atua na psicologia clínica com abordagem humanista, administradora, professora, palestrante e coautora de diversos livros.

A sociedade por consequência do mercado de trabalho, por relacionamento social ou afetivo vem sofrendo pressão que muitas vezes trazem resultados negativos a saúde do ser humano. Para conscientizar a população sobre os impactos negativos a saúde mental que esses problemas podem causar foi criado em 2014 a campanha Janeiro Branco, que busca o equilíbrio psíquico e emocional.

O Janeiro Branco é uma campanha em favor da saúde mental e foi criada por um grupo de psicólogos da cidade de Uberlândia. O mês de janeiro foi escolhido por ser um mês de renovação, onde as pessoas depositam todas as suas perspectivas do ano que se inicia, momento que as pessoas depositam fé e esperança de que o ano que se inicia seja melhor do que o outro.

O ano se inicia com o intuito de realizações de sonhos e desejos, porém essas expectativas muitas vezes pode ser que não seja realizado e isso traz ansiedade, insônia, estresse entre outros sintomas que na maioria das vezes resulta em depressão, síndrome do pânico, baixa autoestima, entre outros fatores, quando esses sintomas começam a surgir é relevante buscar ajuda de um profissional habilitado, o psicólogo, que pode ajudar a pessoa lhe dar com as suas frustrações.

Entre as expectativas estão à melhora da qualidade de vida, tendo uma vida saudável, sem doenças, porém cai no esquecimento a saúde mental, o ser humano necessita de um momento de lazer, de relaxamento, onde ele possa refletir sobre as possibilidades da vida, o que pode ser melhorado, para que o ser humano se sinta realizado em todos os campos, seja ele profissional, emocional, psíquico e social.

A terapia com um psicólogo pode ajudar a pessoa a lidar com as suas frustrações, medos, ansiedade e desequilíbrio emocional, a pessoa precisa equilibrar o corpo e a mente para enfrentar a diversidade da vida e vencer os obstáculos com sanidade e tranquilidade para que chegue aos seus objetivos com êxito.

O acompanhamento com o psicólogo pode ajudar a pessoa se autoconhecer e aprender a lidar com as suas fraquezas e potencializar as suas virtudes em favor de uma vida repleta de realizações, que a pessoa possa descobrir o que mais lhe agrada a fazer no âmbito profissional e social e manter o equilíbrio entre os dois para que não haja conflito e gere inúmeros impactos negativos na saúde física e mental. 

Na atualidade em que vivemos é necessário olhar para si, cuidar de si, isso significa não só cuidar do corpo mas também cuidar da mente, para estar bem de forma biologicamente, psicologicamente e socialmente. Não basta existir é necessário viver a vida de forma saudável.

Realizar atividades físicas, cuidar da alimentação é tão importante quanto cuidar da sua mente, auto amor, auto cuidado, auto estima. É importante quebrar as barreiras e buscar ajuda com um psicólogo, pois a partir do momento que sua mente está bem fica mais simples deixar todo o restante bem.