Janeiro Branco: promoção da saúde mental visa combater adoecimento emocional

Promover a psicoeducação de indivíduos, a saúde mental e combater o adoecimento emocional de pessoas e instituições: esse é o objetivo da Campanha Janeiro Branco, que existe desde 2014 e nasceu em Minas Gerais, acontecendo em todo o país como uma ação voluntária. O psicólogo Emerson Oliveira, de 30 anos, é o organizador da campanha na cidade e conta que esta é dedicada “a colocar os temas da saúde mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade”, convidando as pessoas a pensarem sobre suas vidas, suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos, visando propor estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido.

Emerson e alguns integrantes da equipe da Campanha Janeiro Branco (Foto: Alberto Coêlho)

De acordo com Emerson, as ações serão feitas em locais públicos ou privados com palestras relâmpago e/ou entrega de um folheto com uma mensagem para o cuidado com a saúde emocional e mental. O logo da campanha é “Quem cuida da mente, cuida da vida” e as ações acontecerão também em Salto, Porto Feliz, Indaiatuba e Sorocaba. Estão envolvidos na campanha psicólogos e moradores das cidades nas quais haverá ações, sendo a maioria deles ex-alunos do CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), do curso de psicologia, hoje todos formados. São eles: Aline Maranhão Pires, Aline Tizziany, Angel Pederiva Agg, Breno Sembenelli, Bruna Tavares Viotto, Camila Vieira da Silva, Daniele Fernandes Leal, Gabrielle Priscila dos Passos Noronha, Igor Leonardo Pavan Teixeira, Izildinha Aparecida Huete Olmeda, Jackeline Spoladore, Jussara Baréa, Lucrécia Freitas, Maria Sueila da Silva Ferreira, Natália Luiza Barnabé, Nayara Malandrin, Norma Elise Alves Mendes, Pâmela Taise Schoba da Silva, Rita Priscila de Carvalho, Rute Dantas, Simone da Silva Alves Rodrigues, William Barrocas Silva, dentre outros profissionais que colaboraram com indicações e preferem ajudar nos bastidores do evento.

O psicólogo ainda enfatiza que a campanha “é um ato social de prevenção e todos os profissionais da área da saúde ou não podem fazer parte”. “No caso específico desse grupo, atualmente somos todos psicólogos e já fica o convite para os demais profissionais para a campanha de 2020”. Para agendar palestras do Janeiro Branco, basta entrar em contato pelo e-mail emersonoliveirapsi@gmail.com ou pelo telefone (11) 98902-0896.

Confira datas, horários e locais das ações:

  • Dia 6, das 9h30 às 10h30 – Parque Ecológico, em Indaiatuba;
  • Dia 13, das 9h30 às 10h30 – Avenida Galileu Bicudo, em Itu;
  • Dia 18, das 17h às 19h – Shopping Cianê (Espaço Facens), em Sorocaba;
  • Dia 20, das 9h30 às 10h30 – Parque das Águas, em Sorocaba;
  • Dia 26, das 17h às 19h – Estação das Artes, em Porto Feliz;
  • Dia 27, a partir das 8h30 – Caminhada com início na Praça 15 de Novembro e término no Pavilhão das Artes, em Salto.

Um comentário em “Janeiro Branco: promoção da saúde mental visa combater adoecimento emocional

  • 05/01/2019 em 12:21
    Permalink

    Campanha sensacional, a saúde mental e primordial para nossa sociedade atual, que sofre com tantos doenças da atualidade. Parabéns aos envolvidos e pioneiros na cidade de Itu e região.

Os comentários estão desativados.