Jogador ex-Ituano viveu o horror da guerra na Ucrânia

Jonatan Lima teve passagem pelo Ituano. Agora, após o sufoco, está voltando ao Brasil (Arquivo)

Dentre os aproximadamente 500 brasileiros residentes na Ucrânia, há pelo menos 50 que são jogadores de futebol. Desses, um já vestiu a camisa do Ituano Futebol Clube.

Trata-se de Jonatan Lima, 30 anos, volante/meia que vestiu a camisa rubro-negra entre 2015 e 2016 e que atualmente defende o FK Uzhgorod, clube da segunda divisão da Ucrânia.

Ele relatou em uma reportagem do Jornal Nacional, que teve de atravessar, junto a namorada, a fronteira entre a Ucrânia e Hungria.

“Foi muito difícil. Andamos muito a pé, não comemos, não tínhamos água”, relatou.

Agora, já mais seguro, Jonatan está em um hotel em Budapeste, na Hungria e já fez contato com seus familiares no Brasil, ele que é natural de Salvador/BA.

O jogador saiu da cidade de Uzhzorod às 15h e conseguiu atravessar a fronteira entre 21h30, 22h. Após ter ultrapassado a fronteira, “respirei fundo e até brinquei com a minha namorada: parece que estou sentindo um ar de vida”, disse.

O jogador disse que a mescla de fome, sede e vontade de superar-se para atingir o objetivo foi um momento desesperador.

“Agora, eu vou sair para jantar com minha namorada, para esfriar a cabeça, tentar colocar as idéias no lugar e, amanhã pela manhã, eu estou voltando para o Brasil”.

Se isso realmente se confirmar, é possível que ainda neste sábado (26), Jonatan Silva Lima, deva estar desembarcando em solo brasileiro.