Jornada de Consultorias reúne empresários do varejo no Sincomercio Itu

Durante o evento, presidente do Sincomercio, destacou a importância do varejo na geração de emprego

O Sincomercio Itu, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), realizou na última segunda-feira (16) o primeiro dia da Jornada de Consultorias para empresários do setor do comércio da cidade. O objetivo foi levar ao empresariado, palestras sobre o atual momento da economia brasileira e as mudanças oriundas da nova legislação trabalhista, prevista para entrar em vigor no dia 12 de novembro deste ano.

Na abertura, o presidente do Sincomercio, Carlos Alberto D’Ambrósio, afirmou a necessidade de fornecer informação e orientação aos comerciantes e a importância do varejo na geração de emprego. “O comércio é força do emprego e geração de renda, além de ser a porta de entrada do mercado de trabalho para muitas gerações”, ressaltou.

Na sequência, os economistas Fábio Pina e Antonio Lanzana abordaram a retomada do varejo após a crise financeira e a expectativa do setor para o Natal. “Estamos em um processo de retomada econômica, sem euforia. Não vamos recuperar três anos de uma vez. Será um processo em médio prazo”, afirmou Lanzana, enquanto Pina reforçou os pontos positivos econômicos vistos em 2017. “Em três anos, perdemos 7% do PIB, e neste ano, vamos recuperar 1%. Em relação às vendas de fim de ano, prevemos um crescimento de 5%. Será o primeiro passo na recuperação do comércio, após três anos de crise econômica”, comentou Pina.

O assessor jurídico da FecomercioSP Paulo Igor explanou as alterações previstas nas relações de trabalho que devem impactar diretamente o setor. “A mudanças são positivas e proporcionarão segurança jurídica aos empresários e também aos colaboradores”, apontou. O empresário Gabriel Carvalho comentou da trajetória de 40 anos no comércio ituano e as conquistas à frente das Óticas Carvalho e Occhiali.

O evento teve sequência na terça-feira (17), com uma equipe de assessores da FecomercioSP disponível para atendimento gratuito aos empresários previamente cadastrados, com o propósito de esclarecer dúvidas.