Jornalista Patrick Santos faz noite de autógrafos hoje em Sorocaba

Foto – Divulgação

O jornalista Patrick Santos, que durante anos esteve à frente de um dos programas de política de maior audiência do rádio brasileiro, o “3 em 1 da Jovem Pan”, está encerrando um período sabático de nove meses com o lançamento de seu primeiro livro, “45 do Primeiro Tempo”, editado pela Literare Books International. Nesta quinta-feira (04), a partir das 19h, ele fará uma noite de autógrafos na Livraria Saraiva do shopping Iguatemi Esplanada.

“Este livro é o relato de um pouco de cada um de nós que, neste momento de mudanças, precisa ter a coragem de encarar de frente suas dúvidas e angústias, para encontrar equilíbrio entre vida e carreira. ’45 do Primeiro Tempo’ fala um pouco das inquietações que estamos vivendo nesta era de urgências”, conta Patrick Santos. Depois de construir uma sólida carreira, o jornalista decidiu tirar o pé do acelerador e mergulhar na autodescoberta. No período sabático, Patrick se redescobriu em viagens, o contato mais próximo com a família e outras reflexões sobre si mesmo.

A pausa na carreira foi importante para Patrick pensar no que queria para sua vida, ao chegar aos 45 anos de idade. Foi um momento de muitos questionamentos e também de medo. “Estava me perguntando como lidar com as mudanças e como me adequar à nova linguagem do mundo”, conta o jornalista. “45 do Primeiro Tempo” é também o retrato do drama de muitos profissionais que chegam a um ponto limite da carreira e precisam encontrar sentido para o que estão fazendo. “Vejo que as pessoas da minha geração estão assustadas com tanta mudança e decidi abrir um diálogo sobre isso”, acrescenta.

Patrick Santos mostra, em seu livro, ser o exemplo de um homem que faz escolhas, que aceita seu caminho e decide percorrê-lo com mais consciência e propósito. Seu livro é um convite para uma discussão mais ampla sobre a intimidade do homem moderno, e um olhar mais sensível e humano para o sentido da vida.

A orelha de “45 do Primeiro Tempo” foi escrita pelo amigo e jornalista da TV Globo Pedro Bassan, um dos melhores textos da TV brasileira. “Este livro é inspirador, para dizer o mínimo. O capítulo em que Patrick fala da ausência do pai é literatura, é de uma sensibilidade incrível, coisa de artista mesmo, é maravilhoso”, diz Pedro Bassan, em conversa com o autor.

Hora de mudar
Quando o apito do primeiro tempo soou, o autor assumiu sua preocupação com o julgamento dos outros, com a imagem e a credibilidade que construiu ao longo da carreira, mas não hesitou em se libertar da camisa de força que o impedia de seguir sua intuição e correr atrás de seus anseios. Tirou o crachá do peito e se lançou.

“É hora de parar e refletir sobre o que estamos fazendo. Um intervalo pode abrir espaço para o novo, pode fazer com que vejamos as coisas sob outra perspectiva e, principalmente, propiciar um mergulho profundo em nós mesmos para saber, de fato, quais são as nossas reais necessidades e o que queremos fazer da nossa vida”, escreve Patrick Santos em “45 do Primeiro tempo”.

A obra tem prefácio da jornalista Vera Magalhães, sua colega de bancada no 3 em 1. Vera também viveu na pele as incertezas do início da Revolução 4.0. “Na pausa do jornalista, nasceu um escritor. Nos dois vejo a mesma generosidade e a mesma coragem. Sugiro ao leitor que mergulhe nessas páginas com a mesma bravura do Patrick. Tenho certeza de que cada um, a partir da trajetória do autor, sairá ao final mais conhecedor da própria história”, escreve Vera Magalhães no livro.

A escrita revela a veia literária do autor, em capítulos que trazem à tona sua sensibilidade e, ao mesmo tempo sua força, a força de um homem que se constituiu pela ausência do pai durante uma vida inteira. E nem por isso deixou de ser um homem capaz de fazer boas escolhas. Patrick está pronto para o segundo tempo.

Sobre o autor
Patrick Santos é jornalista, comunicador e escritor, com carreira consolidada e experiência em redações de jornais e rádio. Começou a trabalhar aos 15 anos de idade escrevendo para o jornal de Tupã/SP, cidade onde morou de 1989 a 1994. Já no primeiro ano de faculdade, em São Paulo, entrou para a Rádio Jovem Pan como rádio escuta, virou repórter local, passou pelas editorias de economia e política, e se tornou apresentador.

Em 2013, recebeu o convite para assumir a gerência de jornalismo da emissora. Durante 5 anos como executivo, comandou uma redação com mais de 100 profissionais e ajudou a criar diversos projetos como “Os Pingos nos Is” e o “3 em 1”, dois dos programas de maior sucesso da rádio. Ao longo destes anos, conquistei também alguns prêmios na área de comunicação, como o Prêmio CNI de Jornalismo.

Sobre a Obra
45 do primeiro tempo
Autor: Patrick Santos
Literare Books International – 1ª edição – 144 páginas – 2019
Formato: 14×21 cm – ISBN 978-85-9455-171-9
R$ 29,90

Ilustrações
O livro tem ilustrações de Érico San Juan, caricaturista e designer gráfico de Piracicaba, interior de São Paulo. O trabalho do ilustrador chegou às mãos do jornalista por meio do Programa 3 em 1, da Jovem Pan, quando ele – ouvinte cativo da rádio – fez as caricaturas dos apresentadores do programa.