Jovem estudante de Itu se destaca em olimpíadas estudantis

Ex-aluna do Anglo, Carolina já conquistou 19 medalhas em olimpíadas nacionais e internacionais
(Foto: Divulgação/Rosa Maria M. V. Costa)

A estudante de Itu, Carolina Moura Valle Costa, de apenas 15 anos, pode ser considerada um fenômeno nas olimpíadas estudantis nacionais e internacionais, pois conquistou, até o momento, 19 medalhas, além de menções honrosas pelas brilhantes atuações.

Dedicada aos estudos, Carolina se destacou com todos os méritos na OBI (Olimpíada Brasileira de Informática), OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e TM2 (Torneio de Matemática para Meninas). Mas a medalhista não se contentou com o que já havia conquistado e foi além, justificando suas pretensões.

“Esse não era o meu foco. Eu queria passar para uma olimpíada internacional”, explicou. Para isso, em dezembro de 2019, depois de uma semana inteira de provas, teve ainda disposição para encarar 16 horas de testes e se classificar para a OBI, que será realizada este ano no final de setembro em Cingapura, na Ásia.

Seu feito é inédito. Em quase 30 anos de competição, ela é a primeira menina brasileira a se classificar para essa disputada competição internacional, pois até então o Brasil era representado somente por meninos.

Suas conquistas não pararam por aí. Em janeiro deste ano se classificou para integrar – ao lado de Maria Clara Werneck, do Rio de Janeiro/RJ, Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, de Fortaleza/CE (ambas conquistaram prata) e Letícia Barbieri Stroeh, Campinas/SP (bronze) – a equipe brasileira na 9ª EGMO – sigla em inglês para Olimpíada Europeia Feminina de Matemática.

A competição era para ocorrer na cidade de Egmond, na Holanda, mas em razão da pandemia do coronavírus foi realizada de forma virtual entre os dias 15 e 21 de abril, tendo contado com a participação de 204 estudantes de 53 países. O Brasil ficou na 15ª colocação e a ex-aluna do Colégio Cidade de Itu – Anglo conquistou mais uma medalha de bronze para sua invejável coleção. “Foi divertido integrar a equipe. Conheci meninas inteligentes e grandes professoras do IMPA – Instituto de Matemática Pura Aplicada”, contou.

O interesse de Carolina em participar de olimpíadas nacionais e internacionais é justificado pelo fato de que, futuramente, pretende cursar Ciência da Computação em uma universidade nos Estados Unidos, pois elas veem com bons olhos alunos que se interessam por essa atividade extracurricular, argumentou a aluna.

Atualmente, Carolina cursa o 2º ano do Ensino Médio em São Paulo, mas foi aluna brilhante do Colégio Anglo entre 2015 e 2018, quando começou a conquistar de medalhas em olimpíadas.