Jovem que deu a luz a gêmeos na Santa Casa fala ao JP

Brenda, já em sua casa, com os gêmeos Arthur e Anthony (Foto: Arquivo pessoal)

No último dia 15, a página “Região em Notícias” no Facebook, havia noticiado a respeito de uma jovem chamada Brenda de Souza Santos, de 21 anos, que estava grávida de 36 semanas e com a bolsa rompida, sendo que o médicos da Santa Casa de Misericórdia de Itu não estariam fazendo o parto.

Ainda de acordo com a matéria, após ter ciência do caso, o jornalista Rick Caetano teria acionado a Polícia Militar para atender um caso de possível descaso. Segundo apurado pela reportagem do Periscópio, não chegou a existir um registro de boletim de ocorrência, uma vez que a situação teria sido esclarecida, com o parto sendo realizado na manhã seguinte.

Brenda deu a luz aos gêmeos Arthur (2,240kg e 45,5cm) e Anthony (2,500Kg e 45cm) por volta das 10h43. Ao JP, a jovem comentou a respeito do caso. “No dia 6 eu estava sentindo muito dor, fui até a Santa Casa, me avaliaram e disseram que estava tudo bem, que era dor comum da gravidez, tomei remédio e fui para casa. Só que como a dor continuou forte, voltei para uma avaliação na quinta à noite [dia 7]. Me avaliaram e disseram que estava tudo normal. Voltei na sexta [8] para fazer o ultrassom e continuava com dor”, conta ela, que prossegue.

“No domingo [10] voltei a sentir muita dor e era contração, fiz exame e estava com dois dedos de dilatação e ficamos aguardando até 36 semanas”, relata Brenda que tinha previsão para dar a luz na sexta-feira (15).

“Na sexta de manhã veio um médico e falou que não iria ser realizado o parto, porque não tinha leito. Já estava preocupada e estressada”, comenta a jovem, que acrescentou ainda que, após a ida da Polícia Militar ao hospital, tudo foi esclarecido e o parto foi marcado para a manhã seguinte, o que de fato ocorreu.

Ainda segundo o apurado JP, teria sido aguardado o tempo correto para que o parto pudesse ser realizado com segurança. “Quero deixar claro que fui muito bem tratada. Tiveram médicos e enfermeiras com um carinho e atenção muito grandes”, destacou Brenda.

A reportagem questionou a Prefeitura de Itu, interventora da Santa Casa, a respeito do ocorrido e, por meio de nota, a administração municipal destacou que a informação de que não haveria leito não procede.