Jovens de Cabreúva vão representar País eventos organizados pela Casa Anne Frank

Cinco jovens de Cabreúva foram selecionados pelo Instituto Plataforma Brasil junto com a Casa Anne Frank, para representarem o país em dois grandes eventos na Europa durante o mês de julho.  Richard Michael Américo, de 21 anos; Giovana Vitoria dos Santos  Vilela, 17 anos; Weslei Lopes Ribeiro, 17 anos; Maria Luiza Pavani Benedeti, 19 anos e Luana Salvador, 18 anos, irão para um estágio no Museu Anne Frank em Amsterdã (Holanda) e para um encontro internacional que reunirá 80 jovens de 15 países durante uma semana, organizado pela Casa Anne Frank, em Berlim (Alemanha).

Esses jovens, os únicos brasileiros que estarão nos eventos, fazem parte do Programa Educativo Anne Frank Cabreúva, projeto piloto iniciado pelo Instituto Plataforma Brasil (que representa a Casa Anne Frank no Brasil) em parceria com a Prefeitura Municipal. O Programa Educativo Anne Frank realiza Ações educativas focadas em promover reflexões sobre os perigos da discriminação, do racismo e antissemitismo. E, ao mesmo tempo reforça a importância da liberdade, igualdade de direitos, democracia e do respeito às diferenças. Além disso, estimula a leitura e a escrita, por meio de atividades criativas, tendo Anne como exemplo.

No encontro da Alemanha, os estudantes não só se aprofundarão nos temas e trocarão experiências com jovens de outros países, como também desenharão um projeto em parceria para ser implantado em seus locais de atuação. Antes da viagem, os jovens escolhidos foram capacitados para utilizar o Toolkit, um conjunto de atividades com informações aprofundadas sobre a história de Anne Frank, bem como atividades educacionais bem-sucedidas para a faixa etária entre 13 e 18 anos.

O conteúdo é dividido em cinco seções – aprender, planejar, preparar, ensinar e responder –, que abordam as diferentes etapas da organização de sua atividade educacional. Ao usar este kit de atividades, o jovem ganha mais confiança para trabalhar com o grupo e transmitir o que aprendeu nas comunidades em que vivem.

A Prefeitura de Cabreúva é um parceiro ativo do Programa Educativo Anne Frank desde a sua implantação, iniciada em 2015. Com o sucesso no universo escolar, foi possível ampliar as atividades em todos os setores da sociedade para pessoas de diferentes faixas etárias e perfis sócio culturais. O programa realizou quase 250 ações, envolvendo aproximadamente 20 mil pessoas diretamente e quase 80 mil indiretamente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *