Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

Por André Roedel

“O filme de super-heróis para acabar com os filmes de super-heróis. Tomara”. Assim se descreve Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas (Teen Titans Go! To The Movies, 2018, Warner), animação em longa-metragem que leva o sucesso do Cartoon Network para as telonas. O filme é espirituoso, cheio de referências aos personagens da DC Comics (e até da Marvel) e agradável para crianças e jovens adultos que acompanham o gênero.

Dá para sintetizar que o filme dos Jovens Titãs é uma versão infantil de Deadpool, que sabe se auto-sacanear e não poupa nada da tão evidente cultura pop atual. Com menos de uma hora e meia de duração, a obra tem o tamanho ideal para não se tornar maçante (afinal, a repetição de piadas infantis cansa, mesmo quando são boas). O filme acaba se parecendo com um episódio esticado da série de TV, e isso é definitivamente algo bom.

Na trama, Robin quer porque quer que sua história seja transformada em filme. Ele vê seu parceiro Batman ganhando várias adaptações (até mesmo o batmóvel ganha um longa!) e acaba ficando com certa inveja. Assim, com a ajuda de seus amigos Mutano, Ravena, Estelar e Ciborgue, parte para Hollywood em busca de um diretor de cinema que possa tornar seu sonho em realidade.

E essa jornada em busca do filme próprio esbarra em alguns problemas, como o fato de ninguém se importar com os Jovens Titãs e o surgimento do vilão Slade (o Exterminador, que muitos confundem com Deadpool – incluindo o grupo de jovens heróis). E no meio disso tudo, o filme encontra tempo para músicas, piadas de peido e até momentos emotivos com muita naturalidade e desenvoltura.

O filme acerta em transpor a dinâmica do desenho de sucesso para as telonas, acrescentando elementos para agradar o público mais velho – como a quebra da quarta parede (aquele momento em que o personagem fala diretamente com o espectador) e muita metalinguagem. Porque, no fim, a busca de Robin por um filme dos Titãs acaba sendo um filme. E isso é bem divertido.

Outra coisa que me fez gostar muito do filme é que ele não fica explicando toda piada ou referência que aparece na tela. Mas isso pode ser um problema para algumas pessoas, que podem não entender. A única coisa que eu acabei não curtindo muito foi a pouca profundidade dada aos personagens além do Robin (que é o protagonista, de fato).

Em resumo, Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas é um baita acerto da DC nas telonas e faz o público sair revigorado da sala de projeção. Tira o gosto ruim deixado pelas adaptações live-action (que eu particularmente gosto) e prepara uma nova geração de fãs dos maiores heróis dos quadrinhos. Vale o ingresso!

 

Nota:

 

 

.

2 comentários em “Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

  • 16/09/2018 em 08:22
    Permalink

    Jovens titas é muito legal tem alguns episodios sem graca mas fazer um filme deles é uma otima ideia a DC acertou em cheio nao vejo a hora de ver o filme

  • 23/04/2020 em 12:36
    Permalink

    Euuuuu amo jovem titãs

Os comentários estão desativados.