Julho Verde e a conscientização do câncer de cabeça e pescoço

Estímulos como tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas deixam as células lesadas, o que faz com que o câncer surja. Saiba mais

Você sabia que julho é o mês da conscientização do câncer de cabeça e pescoço? O Dia Mundial de Conscientização e Combate à enfermidade é celebrado no dia 27 de julho. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), que vem há 50 anos buscando o melhor para a prevenção e tratamento da doença, promove durante todo o mês de julho atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de câncer.

O câncer de cabeça e pescoço surge pelo estímulo ao longo dos anos, principalmente do cigarro e da bebida alcoólica. O estímulo das substâncias nocivas presentes nesses elementos faz com que as células fiquem lesadas, surgindo a partir daí o câncer.

“Começa com uma lesão pré-maligna, às vezes uma mancha branca ou uma mancha vermelha”, explica a especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, Dra. Fernanda Fruet  (CRM 121.228), formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especializada em cirurgia de cabeça e pescoço pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atuando com cirurgia da cabeça e pescoço há oito anos, exercendo a profissão há 15 anos, no geral.

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.

HPV pode ser causa

Dra. Fernanda acrescenta que o vírus HPV (papilomavírus) também pode transformar uma ferida na boca em um câncer. “Alguns subtipos do HPV podem causar o câncer de cabeça e pescoço, principalmente o câncer de boca. Às vezes a pessoa nunca bebeu e nunca fumou, mas desenvolveu o câncer, sendo necessário realizar a biópsia. Mas nesses casos, quando é causado pelo HPV, ele acaba tendo um prognóstico maior, maior chances de cura. É importante ver se foi causado pelo HPV, principalmente se for o câncer de boca”, enfatiza especialista.

A infecção pelo papilomavírus (HPV) tem contribuído, nos últimos anos, com o aumento na incidência desta doença, segundo a SBCCP. São cerca de 41 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). “No geral não existe predisposição ao câncer. Ele está relacionado à pessoa que fuma há muito tempo e em grande quantidade, e que faz consumo de bebida alcoólica. Se a pessoa não tomou a vacina do HPV, ela pode ter o HPV, o que também leva ao câncer”, ressalta Fernanda.

Sintomas e tratamentos

Dra. Fernanda relata alguns sintomas desse tipo de câncer. “Se você tem um caroço no pescoço, uma rouquidão persistente ou uma ferida na boca por mais de três semanas, é importante procurar especialista em cirurgia de cabeça e pescoço”, alerta a especialista, informando que a biópsia e a tomografia são os exames necessários para confirmar o câncer ou não. “Esses exames não conseguem prevenir. É importante a pessoa, se perceber os sintomas, procurar ajuda do especialista o quanto antes, principalmente quem fuma ou bebe ou os dois. Prevenção, infelizmente, não existe”.

O tratamento do câncer, de acordo com Dra. Fernanda, “depende do momento em que foi diagnosticado”. “Se for um câncer pequeno, como por exemplo o câncer de boca, pode ser tratado com cirurgias pequenas sem dano algum para a pessoa, sem causar muito mal. Outro tratamento, quando está pequeno e na corda vocal, é a radioterapia. Quando o câncer está maior, normalmente tem que fazer a cirurgia e depois a radioterapia”, explica.

Segundo levantamento do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

Dra. Fernanda também conta qual o perfil mais comum do paciente. “O paciente homem, por volta dos 50-60 anos. Em primeiro lugar, porque o homem fuma mais que a mulher e é mais exposto aos fatores de risco. E a mulher se cuida mais. Ela, ao ver uma feridinha, já corre procurar ajuda. O homem vai deixando”, discorre, acrescentando que os casos de câncer de boca pelo vírus HPV é mais comum em jovens.

Importância do Julho Verde

Segundo a especialista, “a maior importância do Julho Verde é mostrar pra população que existe essa especialidade, porque é muito comum as pessoas não saberem dela”. “É uma especialidade rara, mas muito importante, que cuida de regiões importantes e que outros cirurgiões não costumam operar”, conclui Dra. Fernanda, sobre a importância de “trazer a informação de que existe a especialidade”. Em caso de qualquer sintoma, o ideal é procurar ajuda de especialista médico, o cirurgião de cabeça e pescoço. (Gabriela Prado)