Justiça aprova acordo e moradores vão permanecer no Cemitério Pedra da Paz

Prefeito Guilherme Gazzola esteve na comunidade anunciando o parecer judicial/ Foto – Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

Na tarde da última sexta-feira (23), o prefeito Guilherme Gazzola (PTB) esteve presente na área ocupada do antigo Cemitério “Pedra da Paz”, localizado às margens da antiga estrada Itu-Salto, quando fez o anúncio de que o decreto para desapropriação do terreno foi aprovado pelo Poder Judiciário.

Com isso, a área que começou a ser ocupada em novembro de 2013 (diferente do que havia sido publicado anteriormente pelo Periscópio) foi desapropriada para fins sociais e com isso os moradores ali permanecerão.

O acordo se deu uma vez que a empresa proprietária do terreno, a BSC Empreendimentos Imobiliários Eireli, possui dívidas com a Prefeitura de Itu, abatendo assim mais da metade do valor do terreno, avaliado em aproximadamente R$ 600 mil. A medida ainda finda a reintegração de posse, que estava agendada para o dia 4 de dezembro.

Estiveram presentes ainda no encontro o secretário municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Benedito César Calixto, a diretora da Secretaria Municipal de Justiça, Karina Boff, e o diretor de Habitação, José Antônio Branco. Na oportunidade, Gazzola disse aos presentes. “É o dia em que garantimos para 250 famílias o direito de ter seu próprio chão”, afirma.

A negociação da Prefeitura foi diretamente com os moradores da “Pedra da Paz” e não com movimentos sociais que, de acordo com o prefeito, estavam “politizando a situação”. Com essa medida, as mais de 570 pessoas que habitam o terreno estarão amparadas por meio de processo de regularização fundiária.

A reportagem do JP tentou contato com representantes da empresa proprietária do terreno, porém até o fechamento desta matéria não conseguiu um retorno.