Após decisão da Justiça, lotéricas amanhecem fechadas em Itu

Por Daniel Nápoli e André Roedel

Policiais militares fecharam loterias na manhã desta segunda (Foto: João Vitor)

Nesta segunda-feira (30), em Itu e diversos outros municípios pelo Estado, quem saiu de suas residências para efetuar algum tipo de pagamento ou fazer seu jogo na loteria “deu com a cara na porta”, uma vez que as casas lotéricas da cidade, respeitando decisão judicial (leia mais abaixo), se encontravam fechadas. As que abriram, foram fechadas pela Polícia Militar.

Aviso em frente a uma loteria localizada no Rancho Grande
(Foto: João Vitor)

Ao Periscópio, Osni Fabrício da Silva, sócio-proprietário de uma lotérica localizada no Plaza Shopping Itu, se mostrou contrário a decisão, apontando que o fechamento das lotéricas irá sobrecarregar as agências bancárias. “São seis lotéricas e três Caixas Econômicas, ou seja, três agências não suportam o atendimento popular”.

Osni reforça: “Um grande número de pessoas vai ficar em um único lugar, sendo que isso poderia ser mais distribuído se as loterias funcionassem normalmente. Lotéricas tem vidro protetor para atendimento aos clientes, assim existe uma barreira entre a funcionária e o cliente. Minha opinião por questão até humanitária é que as lotéricas deveriam funcionar normalmente”.

Fila na Caixa do Centro de Itu (Foto: Arquivo pessoal)

Para complementar seus argumentos, Osni enviou ao JP uma foto tirada nas proximidades da agência da Caixa situada na Rua Sete de Setembro, no Centro de Itu, por volta das 13h30. A enorme fila, como pode ser observada, não respeita a distância de 1 metro, 1,5 metro, entre uma pessoa e outra, constantemente divulgada e orientada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A reportagem também verificou filas em bancos e reclamações de clientes. “Como vou fazer para pagar essa conta?”, questionou-se um dos ouvidos, que não se identificou.

Pagamentos
Nem todos os bancos aceitam certas contas. A CIS (Companhia Ituana de Saneamento), por exemplo, possui convênio para recebimento de contas via internet banking, caixa eletrônico e débito automático com os seguintes bancos: Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi e Santander).

Os bancos, por sua vez, orientam que os clientes evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência para usar produtos e serviços dos bancos pelos canais digitais destinados à população.

Em regime contingenciado, ou seja, com limite de pessoas no interior das agências e apenas com transações essenciais, as agências pelo Brasil realizam o atendimento ao público pelo período mínimo das 10h às 14h, enquanto for necessário para atender às necessidades de combate à disseminação do coronavírus. Para atendimento exclusivo para idosos, gestantes e pessoas com deficiências, o atendimento é das 9h às 10h.

Decisão judicial
Após o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) colocar em decreto que igrejas, escolas, templos religiosos e casas lotéricas são serviços essenciais, o juiz federal da 1ª Vara de Dique de Caxias-RJ, Dr. Márcio Santoro Rocha, determinou que o mesmo não tem mais validade.

A derrubada do decreto presidencial tem validade em todo o território nacional, enquanto estiver vigente quarentena devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “O acesso a igrejas, templos religiosos e lotéricas estimula a aglomeração e circulação de pessoas”, escreveu o juiz federal na decisão, conforme publicação do  jornal “O Globo”.

Rocha ainda escreve na decisão que é “nítido que o decreto [de Bolsonaro] coloca em risco a eficácia das medidas de isolamento e achatamento da curva de casos da Covid-19, que são fatos notórios e amplamente noticiados pela imprensa, que vem, registre-se, desempenhando com maestria e isenção seu direito de informar”.

5 comentários em “Após decisão da Justiça, lotéricas amanhecem fechadas em Itu

  • 30/03/2020 em 19:41
    Permalink

    Oiiiiii! isso aí vai ser pior as casas lotericas deviam abrir

  • 31/03/2020 em 01:30
    Permalink

    Não sou contra o isolamento, porém ficarmos sem condições de pagarmos nossas contas será complicado, agora devemos criar filas em bancos… é lamentável algumas atitudes… devemos nos unir e nós cuidarmos porém precisamos deste serviço,( lotéricas) não adianta deixar-nos em estado de Citi…. já estamos preocupados o suficiente com , contas, mantimentos, a falta de dinheiro e desemprego.. os aluguéis estão vencendo as arrecadações vão acabar as empresas não aguentarão….o que posso dizer é que quem vai pagar é povo mais pobre como sempre

  • 31/03/2020 em 12:49
    Permalink

    É uma vergonha as casas lotéricas fechadas, as filhas dos bancos tem enorme, é uma vergonha, coitado dos idosos receber aposentadoria onde.

  • 31/03/2020 em 14:02
    Permalink

    E os jogos como vao ser feitos,sem que seja pelo apliativo da caixa?

  • 31/03/2020 em 20:20
    Permalink

    Boa noite gostaria de minha opinião porque João dória não fecha os pedágio elas também tem contato com o público e com dinheiro é cada coisa que acontece que não da para acreditar

Os comentários estão desativados.