Kefir: o que é e como esse alimento pode gerar diversos benefícios ao organismo

Semelhante ao iogurte em sua aparência, o kefir é um alimento fruto da fermentação de microorganismos que agem como antibióticos naturais, destruindo as bactérias ruins e cultivando as boas.

Um dos pontos interessantes do kefir é que ele não é vendido, mas sim compartilhado (existem muitos grupos na internet onde você pode procurar), ou seja, alguém lhe dá alguns grãos e você os cultiva em ambientes adequados, como substratos de açúcares e proteínas, como o leite, e, com isso, ele se prolifera, fermentando e chegando a composição ideal para consumo, sem chegar a um fim.

È importante destacar que existem dois tipos de kefir, classificados quanto ao ambiente propício para sua proliferação e fermentação: o de água e o de leite. O primeiro se alimenta de água mineral ou de coco com açúcar mascavo ou demerara, sendo ideal para alérgicos e intolerantes à lactose. Já o segundo necessita de bebida láctea de origem bovina ou de cabra, também podendo ser utilizado iogurte, leite de soja ou de coco.

O kefir pode ser consumido puro ou misturado a frutas e cereais e ainda serve para preparar diversas receitas, como queijos, iogurtes caseiros, pães, shakes e sobremesas. Uma das receitas é o queijo cremoso com uma leve acidez, muito parecido com um cream cheese caseiro, perfeito para comer com pães e bolos. Ele fica ainda melhor se temperado com um pouco de sal, pimenta moída e ervas frescas.

Para prepará-lo, basta fazer o kefir em leite integral orgânico (quantidade que desejar) e depois drená-lo com uma mousseline (um tipo de pano bem fino específico para se fazer queijo caseiro). Você pode consumir com torradas e pães diversos.

Benefícios

O kefir pode trazer diversos benefícios ao organismo. No intestino, o alimento tem a função de auxiliar a produção de células do sistema imunológico. Este órgão é habitado por bactérias boas e ruins e o kefir atua para manter o equilíbrio, para que os microorganismos ruins não prevaleçam, podendo gerar doenças.

Outro ponto positivo ligado ao alimento é que ele serve como redutor de incidência de células cancerígenas na mama, de acordo com uma pesquisa da Universidade McGrill, do Canadá, onde foi apontado que houve uma queda de 56% dessas células em comparação com 14% para o extrato de iogurte comum, porém os cientistas seguem avaliando a veracidade dessa propriedade.

Outros benefícios do kefir estão ligados à redução dos níveis de colesterol, por meio de uma potencialização na metabolização, além de ser um complemento ao tratamento médico para quadros de síndrome do pânico, depressão, instabilidade de humor e ansiedade, já que o alimento é rico em triptofano, um precursor do neurotransmissor serotonina que promove a sensação de bem-estar e felicidade.

O kefir também serve como auxiliar no controle do quadro de diabetes, além de um complemento ao tratamento de úlcera e gastrite.

 

Cuidados para que os benefícios do kefir sejam mantidos:

 

  • Manter o kefir sempre na geladeira;
  • Sempre armazenar com água ou leite para que o kefir não morra;
  • Descartar a parte consumível se ela passar mais de 36 horas sem contato com a água ou o leite;
  • Não usar recipientes ou colheres de metal para armazenar ou fazer o kefir.

Um comentário em “Kefir: o que é e como esse alimento pode gerar diversos benefícios ao organismo

Os comentários estão desativados.