Lançado o segundo volume de “Italianos em Itu, da imigração à atualidade”

Parte dos autores que contam a saga das famílias “itulianas”, no lançamento do livro acontecido no Quartel / Foto – Moura Nápoli

Na noite de 30 de novembro, aconteceu no auditório do 2º GACL – Regimento Deodoro (Quartel) o lançamento do segundo volume do livro “Italianos em Itu, da imigração à atualidade”. A obra destaca as famílias de origem italiana que vieram para o município, dando início a uma colonização que gera frutos até hoje, nos mais diversos setores da sociedade. São 85 autores trazendo 90 histórias.

O livro, cujo primeiro volume foi muito bem recebido, agora em seu volume dois deverá repetir o sucesso. Os trabalhos foram coordenados por Edson Carlos de Oliveira, Maria de Fátima Boni Oliveira e Vilma Pavão Folino. Edson e Wilma também coordenaram toda a tocante apresentação da obra na noite do lançamento.

O Periscópio de alguma maneira faz parte do segundo volume, uma vez que o jornalista Daniel Nápoli participou, contando a trajetória da Família Nápoli, vinda da região da Calábria e hoje, em boa parte, estabelecida em Itu.

Trata-se de uma obra que deve ser conhecida e lida quer seja pelos inúmeros descendentes de italianos – ou “Itulianos”, como enfatiza Vilma Folino – ou mesmo por pessoas de outras descendências, seja para conhecer um pouco da história da cidade ou mera curiosidade.

Vale destacar a ação social, já que a renda revertida da venda dos livros será – assim como foi o volume um – ao Asilo Nossa Senhora da Candelária. O livro pode ser encontrado na conhecida Banca do Toledo, na esquina entre a Rua Floriano Peixoto e a Alameda Barão do Rio Branco.