Líderes religiosos adaptam-se ao momento de isolamento e espalham palavras de fé

Por Nayara Palmieri

Desde que o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) começou a aumentar no Brasil, medidas preventivas começaram a serem tomada, uma delas – a mais eficaz –, é o isolamento social.      Com isso, igrejas, templos, e terreiros foram fechados, o que não impede que os fiéis religiosos continuem com sua fé e celebrações. A redação do Periscópio conversou com líderes religiosos de diversas doutrinas para saber como estão se adaptando a esta situação nunca vivida antes.

Luis Fernando Zonatti, Presidente e Sacerdote da Tenda de Umbanda Caboclo Gira Mundo Itu (Foto: Arquivo Pessoal)

Luis Fernando Zonatti, presidente e sacerdote da Tenda de Umbanda Caboclo Gira Mundo Itu, conta que não está fazendo uso das tecnologias para dar continuidade às celebrações, mas para não deixar os fiéis sem qualquer orientação, está fazendo transmissão de vídeos com orientações através do Facebook e do canal no YouTube, além das lives para responder perguntas dos fiéis.

“É difícil adaptar as celebrações, uma vez que precisamos preparar um ambiente para que o ritual aconteça. Continuamos com nossos rituais de forma interna (apenas para médiuns do terreiro de maneira individualizada e orientada via grupo de mensagens)”, conta.

Antenor Fernandes Gonçalves, Servo no Pastoreio e Pastor da Igreja de Cristo em Itu (Foto: Arquivo Pessoal)

Antenor Fernandes Gonçalves, servo no pastoreio e pastor da Igreja de Cristo em Itu, está fazendo culto on-line nesse período de isolamento social, e faz uso das redes sociais para manter contato com os fiéis. “Mantemos contatos e encontros virtuais com indivíduos e grupos pelo Zoom, WhatsApp, Facebook etc.” diz.

Padre Donizetti Zanello, sacerdote e capelão das Irmãs Redentoristas e da Comunidade Nossa Senhora do Patrocínio de Itu, declara que tem feito suas celebrações diariamente em sua residência e elogia os canais de televisão que passam as missas. “É digna de elogio a atitudes dos dirigentes dos canais de televisão católicos, que transmitam as missas em diversas vezes aos dias, convidando aos fiéis a fazerem de suas casas uma igreja viva”.

Padre Donizetti Zanello, Sacerdote e Capelão das Irmãs Redentoristas e da Comunidade Nossa Senhora do Patrocínio de Itu (Foto: Arquivo Pessoal)

Os três líderes religiosos concordam com a medida de fecharem os locais de celebração. Para Antenor, “a medida é um gesto de amor ao próximo”. Luis Fernando entende a medida como “coerente e assertiva”. Para o padre Donizetti, “é necessário para preservar a saúde do povo de Deus”.

Todos os entrevistados veem a importância do isolamento social e irão acatar a medida até segunda ordem. “Se a ordem é ficarmos isolados para que a propagação desse vírus diminua e afete o menor número de pessoas possíveis, cumpriremos de acordo”, declara Luis Fernando.

Antenor vê o isolamento como uma forma das pessoas entenderem que a igreja não é um local específico. “O isolamento social nos permite entender que igreja não precisa de quatro paredes. Ela é uma igreja sem fronteiras e que em ocasiões extremas, ela sobrevive qualquer pandemia pensando no bem coletivo”.

Para Donizetti, “não existe solidão para quem tem Jesus no coração. É o momento de escutar a voz de Deus que fala em nosso interior pelo Espírito Santo”.

Palavras de fé
Pedimos que cada líder deixasse uma palavra de fé para ajudar as pessoas a enfrentarem esse momento difícil que estamos passando. Veja abaixo o que cada um tem a dizer:

“Da mesma forma que a vida acontece sem que possamos nos manifestar; entregue-se a algo maior. Na umbanda, guardiões, espíritos de luz, entidades de trabalho, santos e orixás estarão nos amparando o tempo todo. A fé cabe somente a cada um de nós”.
Luis Fernando Zonatti

“Peço a Deus, que abençoe você a sua família e continue a dar-lhe força e coragem para olhar a vida sempre de frente. Depois que tudo isso passar, os abraços e os reencontros terão outro valor. Fé e coragem que vai passar”.
Donizetti Zanello

“Viva somente o hoje, um dia por vez! Confie no Pai Celestial! Divulgue coisas boas, inspiradoras e positivas na internet. Mesmo que haja choro hoje, e isso é normal, esse tempo vai passar! Abraço e viva o hoje”.
Antenor Fernandes Gonçalves

Solidariedade
Há mais de dois anos, a Igreja de Cristo em Itu, juntamente com o estabelecimento Caféla, recebe ao domingos pessoas em condições de rua para um café da manhã completo além de baterem um papo e darem atenção. Nesses dias de crise decorrente a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os cafés da manhã não pararam.

Agora, além do café, as pessoas estão recebendo doação de roupas, produtos de higiene pessoal, orientação e equipamentos de proteção contra o coronavírus e ainda recebem um kit de lanche reforçado para viagem. Se você tem interesse em doar roupas, pães, leite, café, ou de se ingressar como voluntário, entre em contato com Monaliza através do telefone (11) 97517-1177.