Ligações clandestinas de esgoto atingem mais da metade dos imóveis fiscalizados

Apesar das limpezas realizadas no Portal do Éden, ligações clandestinas seguem causando danos e entupimentos das redes / Foto – Divulgação/CIS

A primeira etapa de uma fiscalização conjunta da Prefeitura de Itu e da CIS (Companhia Ituana de Saneamento) realizada entre novembro de 2018 e março de 2019, no bairro Portal do Éden, concluiu que mais da metade de imóveis visitados possuem ligações clandestinas nas redes de esgoto e/ou galerias de água pluvial.

Fiscais visitaram 1.048 imóveis e comprovaram que 557 estão em situação irregular. Ou seja, 55,15% não estão em conformidade com o decreto estadual (5.916/75, artigo 13) que diz ser “expressamente proibida à introdução direta ou indireta de águas pluviais nos ramais de esgotos sanitários”.

A escolha do Portal do Éden como ponto de partida desta ação foi feita por conta do aumento de danos às redes de esgoto do bairro. “Água de chuva não é esgoto. Quando um imóvel faz o despejo de água pluvial nas tubulações de esgoto da cidade, elas não resistem ao aumento de vazão com as chuvas e acabam rompendo”, explica o superintendente da CIS, Vincent Menu. “Os imóveis foram notificados e esperamos a regularização das tubulações ligadas de forma clandestina nas redes de esgoto para reduzir vazamentos na cidade e poluição de mananciais”, completa.

Além das notificações, fiscais da Prefeitura ainda orientam a população sobre a importância de fazer ligações independentes: uma para o esgoto e outra apenas para a água da chuva com destino para as guias das calçadas. Os proprietários dos imóveis irregulares também são informados de que estão cometendo uma infração grave e que devem fazer os ajustes necessários para evitar multas. De acordo com o superintendente da CIS, a segunda etapa da fiscalização será iniciada em abril. Os fiscais da prefeitura, devidamente identificados, visitarão imóveis nos bairros Vila Leis, Alto da Vila Nova e Vila Nova.