Linhas rurais e centrais têm reforço no atendimento, informam concessionárias

A diminuição de horários nas linhas de ônibus vinha sendo uma reclamação constante dos usuários (Foto: Reprodução)

As concessionárias de transporte público de Itu, Viação Itu e Viação Avante, em atendimento às determinações da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, anunciaram ontem (20) que estão retomando 100% do atendimento das linhas rurais e das quatro principais linhas que passam pelo Centro. 

As linhas centrais são as seguintes: 7 – Potiguara, 8 – Aeroporto, 11 – Circular Aparecida e 22 – Circular São Luiz. A retomada inicia nesta quarta-feira (21). E, em relação às linhas do Terminal Pirapitingui, um grande polo gerador de demanda, as transportadoras lembraram em nota que operam com quase toda a frota disponível desde meados de junho.

As informações foram divulgadas na página do Facebook da Viação Itu. Segundo informações levantadas pela reportagem, a administração municipal vem cobrando as concessionárias para aumentar os horários com a flexibilização da quarentena. A diminuição de horários nas linhas de ônibus vinha sendo uma reclamação constante dos usuários, gerando críticas da oposição na Câmara de Vereadores de Itu. 

No final de agosto, o vereador Dr. José Galvão (DEM) fez um requerimento solicitando informações sobre a linha do Loteamento Eldorado. Na oportunidade, a Prefeitura de Itu disse que foi feita uma “adequação da oferta em relação à demanda de todas as linhas”. Em específico do Eldorado, informou que houve reuniões entre moradores e foi feita uma pesquisa para melhor configuração.

Queixas

Nas redes sociais das empresas prestadoras do transporte público no município, notícias a respeito do impacto da pandemia de Covid-19 no setor são compartilhadas com frequência – sempre em tom de queixa.

No dia 15 de setembro, por exemplo, foi publicado o link para a matéria “Setores de transportes rodoviário e urbano estão entre os mais afetados pela Pandemia, diz Ministério da Economia”, do site “Diário do Transporte”, acompanhado da seguinte legenda: “Pois é…”.

“Atualmente, mesmo com a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais, de serviços e indústrias, em dias úteis, a demanda de passageiros transportados é de apenas 50% do que era antes da pandemia da Covid-19. Em dias úteis, as transportadoras atendiam cerca de 30 mil usuários e, agora, na Fase Verde do Plano São Paulo, atendem apenas 15 mil usuários do transporte coletivo urbano”, informaram as concessionárias.

Os horários atualizados das linhas de ônibus podem ser conferidos no site viacaoitu.com.br.