Live do ILI conscientiza sobre a importância da saúde mental

O Instituto do Legislativo Ituano (ILI), com apoio da Prefeitura de Itu, promoveu, na tarde da última quarta-feira (27), a live “Você sabe cuidar da sua saúde mental?”.  A atividade integra a Campanha Janeiro Branco, que alerta para a importância da saúde mental e é realizada pelo ILI em cumprimento à Lei Municipal Nº 2069, de 06 de março de 2019.

 Palestraram sobre o tema o Chefe do Departamento da Saúde Mental da Secretaria da Saúde de Itu, Ademir Corazza, e o psicólogo Emerson Oliveira. A diretora presidente do ILI, Regina Lonardi, e o vereador Dr. José Galvão, que é um dos autores da Lei Municipal Nº 2069, também participaram da live.

 Os profissionais convidados abordaram as consequências do isolamento social para a saúde mental. Emerson Oliveira esclareceu a diferença entre saúde mental e saúde emocional: “saúde mental é do interno para o externo, ‘como eu me sinto’, já a saúde emocional é do externo para o interno, ‘como eu reajo aos acontecimentos’”, e recomendou a busca por ajuda profissional sempre que os aspectos negativos forem predominantes ou causarem prejuízos à vida da pessoa, seja no âmbito pessoal ou profissional.

 Ademir Corazza ressaltou a importância de combater o preconceito que causa resistência na busca por ajuda profissional para a saúde mental e orientou sobre a busca de atendimento psicológico gratuito no município: o cuidado com a saúde mental também começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Lá, o médico responsável poderá encaminhar ao atendimento com especialistas, como médico psiquiatra e Centro de Atenção Psicossocial. A live pode ser assistida através no canal do Instituto do Legislativo Ituano no YouTube.