Livro “Italianos em Itu” concorre em duas categorias no Prêmio Jabuti 2018

O livro “Italianos em Itu – da imigração à atualidade”, publicado pela Editora FoxTablet, de Salto, e organizado por Edson e Fátima Boni e Vilma Pavão Folino, concorrerá em duas categorias – Capa e Biografia – no Prêmio Jabuti 2018, da Câmara Brasileira de Livros, que premiará os vencedores em novembro deste ano.

O Periscópio publicou, em dezembro de 2017, uma matéria sobre o lançamento do livro, que também aconteceu em dezembro do ano passado. O livro conta a história de 69 famílias de origem italiana que vivem na cidade, e cada uma delas foi escrita pelos próprios personagens.

O Prêmio Jabuti 2018 terá uma nova forma de premiação, que passa a contemplar apenas o primeiro colocado de cada categoria, escolhido entre os dez livros com melhor nota atribuída pelo corpo de jurados.

Um autor será escolhido como vencedor do Livro do Ano (Ficção ou Não Ficção) pelo corpo de jurados, com base na maior média obtida. Concorrem a este prêmio apenas os vencedores das categorias que compõem os eixos Literatura e Ensaios, a saber: Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil e Juvenil, Poesia, Romance, Tradução, Artes, Biografia, Ciências, Economia Criativa e Humanidades.

A CBL fará a divulgação da lista com os dez finalistas em cada uma das 18 categorias, antecipadamente. Assim como já ocorria com o Livro do Ano, todos os ganhadores serão conhecidos apenas pela auditoria até que venham a ser revelados na cerimônia de entrega do prêmio.