Lojas CEM celebram 69 anos de sucesso

Centro de distribuição das Lojas CEM é um dos mais modernos do país (Foto: Divulgação)

O ano de 2021 marca o aniversário de 69 anos das Lojas CEM, uma das maiores varejistas do país. Prestes a completar 70 anos, a empresa teve início em 1952, com o fundador Remígio Dalla Vecchia, em Salto. Seu Gino, como era conhecido, teve a ideia de montar uma bicicletaria, mas não tinha todo o dinheiro necessário para começar o negócio.

Então, sua esposa Nair Zanni Dalla Vecchia, que havia sido indenizada pelo fechamento da indústria têxtil onde trabalhou, entrou com parte do capital investido. Nascia assim, em Salto, a Casa de Bicicletas Zanni e Dalla Vecchia.

Em 1956, com muito esforço e dedicação do casal, a loja de conserto e venda de bicicletas se tornou em um próspero comércio que oferecia também as últimas novidades em eletrodomésticos. Dez anos depois, os móveis passaram a fazer parte do catálogo da loja.

E como a quantidade de produtos aumentou, o espaço da loja também precisou ser ampliada. Houve, então, a mudança do prédio original, que era alugado, para um local próprio, bem maior. A empresa também mudou o nome para R. Dalla Vecchia S/A.

Em 1968, Seu Gino aposentou-se e a empresa passou a ser administrada por um conselho de diretores que incluía os filhos e o genro do fundador. Já em 1976, quando a empresa já tinha quatro lojas e pretendia expandir, começou a busca por um novo nome.

Ele precisava ser curto, impessoal, fácil de pronunciar e de memorizar. Assim, por meio de um grande concurso que movimentou a região, surgiu a sigla CEM: Centro de Eletrodomésticos e Móveis.

Daí em diante, a rede cresceu ainda mais com dezenas e dezenas de filiais construídas de forma sustentável, com recursos próprios e seguindo o modelo padrão estabelecido pela empresa. Lojas modernas e confortáveis, com mais de 1.400 m² de área de exposição de produtos, sempre foram o diferencial da rede.

Além disso, o nome Lojas CEM ganhava visibilidade na mídia e popularidade. Rapidamente, a empresa tornou-se referência no mercado de varejo. Hoje as Lojas CEM oferecem mais de 4 mil itens em móveis, eletrodomésticos, celulares, informática e utilidades, disponíveis nas 288 filiais da rede. São 224 lojas no Estado de São Paulo, 24 em Minas Gerais, 22 no Rio de Janeiro e 18 no Paraná.

O progresso e prosperidade das Lojas CEM também beneficiam os municípios onde estão as lojas, uma vez que a rede varejista fortalece o comércio local, aumenta a arrecadação de impostos, gera mais empregos e permite novas opções de consumo para a população. Apenas o gerente e o assistente à gerência vêm de outras localidades, pois são profissionais de carreira da empresa.

Os demais colaboradores das lojas são contratados nas próprias cidades, e são preparados e treinados para oferecer o melhor atendimento. Atualmente, as Lojas CEM empregam mais de 11 mil funcionários diretos (com carteira assinada) e mais de 1 mil indiretos (microempresários, profissionais liberais e empregados de empresas terceirizadas).

As Lojas CEM contam com cerca de 14 milhões de clientes cadastrados. A facilidade, rapidez e ausência de complicação do seu famoso “carnezinho” já permitiu a milhares de pessoas adquirir seus produtos. A rede é a única capaz de oferecer toda a linha de produtos com financiamento próprio.

Seus clientes não pagam nenhuma taxa para abrir o crediário que, após análise, é aprovado na própria loja, e contam a melhor condição e a menor prestação do Brasil.

A rede ainda possui um dos maiores e mais tecnológicos centros de distribuição do país. São dois depósitos com cerca de 116 mil m² cada, o que equivale a mais de 90 campos de futebol com medidas oficiais. As Lojas CEM também contam com entrega veloz e a montagem dos móveis é uma cortesia.

A empresa já foi eleita três vezes pelo jornal “Valor Econômico” como a “Melhor Empresa de Varejo do Brasil” (2005, 2012 e 2013). São três unidades das Lojas CEM em Itu: duas no Centro e outra no Pirapitingui.