Look família

Nova tendência entre pijamas, modelos iguais para as mamães e seus filhos ou filhas viram febre e ganham muitos adeptos

No final do dia a gente só pensa em deitar na cama e dormir, e nada melhor do que um bom pijama para esse momento, não é? Os pijamas – quentes e confortáveis – fazem parte desse momento de relaxamento e sossego e todo mundo adora! Agora, um novo conceito vem para fazer sucesso entre pais, mães e filhos: pijamas iguais para ambos.

Iniciada recentemente, a tendência vem ganhando muitos adeptos mundo afora. Os pijamas iguais para, principalmente, mães e filhas têm estampas divertidas e coloridas. A amizade e companheirismo entre os familiares pode ser fortalecida com essa nova moda. Além disso, contribui para fortalecer a identidade visual da criança, que se inspira nos pais para construir seu próprio estilo.

Na hora de escolher os pijamas iguais, que devem trazer conforto tanto para os papais quanto para os filhos, é preciso ficar atento à qualidade do tecido e da estampa, para que a mesma não desbote e o principal atrativo se perca. Além disso, o tema deve ser escolhido juntamente com as crianças, para que todos se sintam confortáveis e cada vez mais unidos!

Surgimento dos pijamas

A palavra “pijama” é persa e significa “roupas para as pernas”, e a origem exata dessa veste é desconhecida, mas a teoria mais aceita é que surgiu em meados do século XVI, na Europa. Os pijamas eram mais usados por pessoas da elite (alta classe social), pois estes gostavam de trocar de roupa para dormir, para se livrarem das incontáveis camadas de roupas que usavam durante o dia. Há “provas” de que o pijama surgiu nessa época, porque muitas pinturas contêm a representação da “roupa de dormir”. Os pijamas sofreram alterações no decorrer dos tempos e até hoje essas mudanças tendem a ocorrer, pois a moda e as tendências mudam a cada dia.

Outros tipos de pijama

Além dos pijamas iguais, existem outros modelos. No século XVI, os tipos de pijamas mais utilizados eram as camisolas de lãs, que iam do pescoço aos pés e possuíam mangas compridas. A partir do século XVIII, os pijamas passaram por modificações, sendo as camisolas feitas de seda – chamadas de negliée – para as mulheres e os homens repartiam essas camisolas em duas partes, se tornando um conjunto de camiseta e calça, a maneira que é hoje.

Hoje, os principais pijamas femininos são: sleepshirt, uma mistura de camisolão com vestido, camisola tradicional, abotoado clássico, conjunto de calça e camisa com um único botão, camisola longa, conjunto de calça e camiseta e conjunto de shorts e camiseta. Para os homens, bermuda e camiseta e calça e camiseta são os tradicionais. Roupas de moletom, além de serem roupas casuais, também são usadas como pijamas.

O hobby – uma espécie de roupão – foi e ainda é bastante utilizado, principalmente por mulheres, e os macacões, além de serem escolhidos para as crianças, são ótimas opções para quem quer ainda mais conforto. Além destes, uma nova tendência é a home wear, tipo de pijama que não parece um pijama, podendo ser utilizado para outras ocasiões, já que seu visual é mais despojado e menos parecido com a “roupa de dormir”.

Tecidos e estampas

O Brasil evoluiu muito com as novas tecnologias de tecidos, como é o caso da viscolycra. O modal e a super microfibra são tecidos que dão conforto e sensação de bem-estar, pois se ajustam ao corpo e possuem toque macio e agradável.

Além deste, há também o plush, o soft e a flanela, que são confortáveis e acessíveis no mercado. Em épocas frias, estes tecidos proporcionam conforto e são uma ótima escolha para as crianças escolherem estampas e cores chamativas.

A escolha das estampas e cores dos pijamas é muito pessoal. As camisolas femininas geralmente são feitas de cores “lisas” e sem muitos detalhes. Os macacões – tanto infantis quanto adultos – se tornam ainda mais descolados e divertidos se escolhidos em estampas de brinquedos e objetos em miniatura. Os pijamas de flanela são bastante conhecidos por possuírem a estampa xadrez, e os conjuntos (calça e camiseta ou bermuda e camiseta) com as duas peças possuindo a mesma estampa são tendência!

Acessórios

Para acompanhar um bom pijama, nada melhor do que meias confortáveis e pantufas quentes! Meias são ideais para qualquer tipo de ocasião, e no friozinho, elas são parceiras e tanto na hora de dormir! As meias tradicionais são quentes, mas para acompanhar um bom pijama, as meias de microfibra são mais escolhidas pois esquentam o pé mais rápido e são mais fáceis de lavar.

As pantufas – ou slippers – são acompanhantes dos pijamas há um bom tempo, e escolher as peças feitas de lã e algodão é o ideal. As solas de borracha são boas para quem gosta de ficar o dia todo com as pantufas, já as solas de tecido são mais recomendadas para ficar dentro de casa mesmo. Uma tendência é a pantufa de pele de animal sintética, que imita a pelagem dos animais e não maltrata-os!