Luminária pendente

Funcional e despojado, a o item de decoração é simples e moderno

Gabriela Prado

As luminárias pendentes – ou suspensas – são inovadoras e despojadas, e dão ao ambiente a sofisticação e o ar vintage sem que isso atrapalhe na funcionalidade do objeto. Por ser mais “desorganizada”, as luminárias suspensas ganharam espaço no mundo decorativo por não serem totalmente simétricas e padronizadas.

Fáceis de serem confeccionadas, as luminárias são conhecidas nas redes sociais por criarem ambientes hipsters – palavra inglesa usada para descrever um grupo de pessoas com estilo próprio, que criam tendências alternativas – e por fornecerem uma iluminação mais discreta e conceitual.

Como os jovens dominam a mídia atualmente, é normal ver tutoriais de como criar luminárias suspensas em diferentes cômodos da casa, sendo elas mais comuns em salas de estar, home offices e quartos, sendo utilizadas como suplemento decorativo. Os estilos mais comuns dessas luminárias consistem em criar um lustre suspenso no teto com a lâmpada e sua “saia” presa a um cabo de aço. A “saia”, que fica em volta da lâmpada, geralmente é feita de aço, mas os aquários, copos e potes se tornam grandes parceiros dessa variação de luminária, fazendo com que a iluminação seja mais “espalhada”, abrangendo grande parte do ambiente escolhido.

O cabo também pode ser feito de barbante, dependendo do local em que a luminária será instalada, e até bolinhas de pingue-pongue se tornam as “casas” das lâmpadas – as lâmpadas seriam as luzes pequenas usadas para decorar a casa na época de natal, por serem revestidas sem correr o risco de derreter o plástico–, sendo usadas para iluminação mais fechada.

É importante ressaltar que as luminárias não devem ser usadas em ambientes mais “festeiros”, pois qualquer pessoa pode esbarrar nelas causando algum acidente. O ideal é utilizá-las como um complemento decorativo, e não como iluminação principal.