Luto: morre, aos 74 anos, o jornalista Edson Seckler

Seckler teve seu início no jornalismo ao atuar no Jornal Periscópio (Foto: Arquivo pessoal)

Faleceu na última quarta-feira (02), na Flórida, nos EUA, o jornalista ituano Edson Seckler, aos 74 anos de idade, em decorrência de complicações pós-cirúrgicas.

“Sapo”, como era conhecido, se envolveu com o jornalismo no ano de 1974, quando começou a atuar no Jornal Periscópio, sendo que sete anos depois decidiu criar o seu próprio jornal, “A voz de Itu”, chegando também a montar a gráfica RGM.

No ano de 1984, fundou o “Jornal de Esportes” até que, em 25 de setembro de 1989, criou o “Jornal Primeirafeira”, na cidade de Salto, que em sua origem era um jornal de classificados. Além do destaque no Jornalismo, Seckler se destacava também como vendedor.

Ituano de nascimento, Edson, que veio ao mundo no dia do aniversário da cidade (2 de fevereiro), em 1946, foi morar no município de Salto aos 13 anos de idade e, aos 19 anos, começou a trabalhar vendendo tecidos, depois de ter sido ajudante de eletricista na empresa metalúrgica Picchi e de servente de pedreiro, entre os 13 e 15 anos de idade.

Com 15 anos de idade, “Sapo” conheceu o amor de sua vida, Sônia, com quem namorou até os 24 anos, vindo a se casar em uma união que durou até o seu falecimento.

Seckler, antes de ingressar no jornalismo, também foi vendedor de fundo de investimentos, chegando a ser promovido a gerente na cidade de Campinas, época em que sofreu um grave acidente automobilístico, quando passou 21 dias em coma.

Após um longo período de recuperação, teve as portas abertas do jornalismo, por um de seus melhores amigos, José Carlos Rodrigues de Arruda, no Periscópio, local em que a princípio começou vendendo propagandas e, a partir daí, seguiu sua trajetória jornalística até o ano de 2015, quando decidiu se aposentar.

No ano passado, Seckler deixou a cidade de Salto para ir morar na Flórida, nos EUA, onde foi cremado. Edson deixou a esposa Sônia, os filhos Gustavo e Maurício e os netos Rafaela, Renan e Laís.