Maestro Marcio Lima fala sobre a história e planos futuros do Coro Municipal de Itu

Por Nayara Palmieri

Coro Municipal de Itu realizou apresentação recentemente no novo Mercado Municipal
Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu

O Coro Municipal de Itu surgiu em setembro de 2017, como uma iniciativa da Secretaria da Cultura de resgatar um antigo coro municipal que existiu de 2002 a 2005. O Maestro Marcio Lima assumiu a regência do Coro desde seu início em 2017, quando fizeram a primeira apresentação no final de novembro.

Em 2020, mais precisamente em março, Marcio Lima completa 27 anos de carreira musical, dando aula, regendo coros e como cantor lírico. Em Itu, exerce a profissão há 22 anos. Ele conversou essa semana com a reportagem do JP, falando da história do grupo.

Quando perguntado das características mais marcantes do grupo, o maestro explica que é um coro que trabalha um repertório mais eclético, trabalhando com o popular, o sacro, o erudito, passeando um pouco no lírico, música folclórica, passando por de tudo um pouco de repertório de canto coral.

“E também trabalhamos com a situação do aprendizado. Não exigimos que a pessoa chegue no coral já cantando ou tendo experiência. Então ela passa por um processo de aprendizado, de afinação, técnica vocal, respiração e um aprendizado do repertório. Só depois é que ela ingressa no coro para participar dos ensaios a quatro vozes”, explica Marcio. 

Os coros não costumam ter composições próprias, normalmente trabalham com arranjos já testados e consagrados. O maestro do Coro de Itu explica que por vezes um maestro pede um arranjo especial para os arranjadores e esse arranjo é feito de acordo com as características de seu coral e da extensão vocal de seus integrantes. 

Ao JP, Marcio conta que as músicas populares são as mais cantadas pelo Coro Municipal de Itu. “As populares são as que agradam mais ao público e aos cantores, são onde eles se soltam mais. As músicas populares são as que dão margem para o Coro não ficar preso à formação parada tradicional”, comenta.

Planos futuros
Marcio Lima conta que tem dois planos para o Coro em 2020, o primeiro sendo o Coro Cênico com intervenções públicas. “Essas intervenções se resumem em o Coro indo aos bairros, indo às feiras públicas e eventos, mas sem aquela fórmula tradicional, sem o coro parado e aquele tempo de montar e aquecimento. É um grupo que vai surgir no meio do povo e vai cantar. Essa é uma das formas que vamos fazer para esse ano”, conta o maestro.

A segunda novidade é que o Coro Municipal aceitou o desafio de fazer uma ópera no Festival de Artes, com elenco já consagrado e com solistas.

Integrantes e interessados
Atualmente o Coro é formado por 44 integrantes, de idades entre 15 e 75 anos, divididos na tradicional divisão de quatro vozes, sendo elas soprano e alto; soprano sendo a voz aguda feminina e alto sendo a voz aguda feminina. Tenores e baixo; tenores sendo a voz aguda masculina e baixo a voz grave masculina.

Interessados em fazerem parte do Coro Municipal de Itu só precisam ir até a Casa da Praça, localizada na Praça Padre Miguel, 56, Centro, de preferência em dias de ensaio, toda segunda-feira e quinta-feira, das 19h às 22h.