Maior parte do povo ituano não aceita cidade com 19 vereadores

JP foi às ruas ouvir a população a respeito do projeto que visa aumenta o número de vereadores. Alguns concordam com mudança

 

O “Periscópio” foi às ruas do Centro da cidade nesta semana para ouvir a população com relação ao polêmico projeto que visa aumentar o número de cadeiras na Câmara de Vereadores de Itu das atuais 13 para 19. A proposta de emenda à lei orgânica foi enviada à Casa de Leis com assinatura de 10 edis e, segundo apurado pelo JP, deve passar no começo do ano que vem.

Conforme noticiado na edição de quarta-feira (06), a justificativa do projeto aponta que a cidade tem população estimada de 170.157 habitantes em 2017, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o que permitiria um número de até 21 cadeiras à vereança, segundo artigo 29, inciso IV, alínea ‘f’ da Constituição Federal.

A maioria dos entrevistados é contra o aumento. Para eles, isso irá gerar mais custos aos cofres públicos e não trará benefícios. Alguns, porém, concordam que haverá mais diversidade e opções de nomes para colocar na Câmara. Confira as opiniões:

 

“Não está certo. Com estes que estão aí, já não está resolvendo, imagina com 19. Serão mais problemas e será tirado mais dinheiro do povo”.

Geneino Alves, 75 anos, motorista

 

“Não concordo com esse aumento. Já não basta a situação econômica do país, o desemprego e tudo mais, vão arranjar ainda mais gastos? Sou contra”.

Valdinei de Moraes, 35 anos, ceramista

 

“Talvez seja até bom, pois serão mais vereadores para oferecer alguma coisa, serão mais pessoas para fazer a diferença”.

Adrielli Conceição, 17 anos, estudante

 

“Sendo 13 ou 19 vereadores, para mim não vai fazer diferença nenhuma. Acredito que será a mesma coisa”.

Nadja Rodrigues, 16 anos, estudante

 

“Se for dentro da lei, não tem por que não haver o aumento. Indo para 19 cadeiras, coisa que já deveria ter acontecido, o povo terá mais opções para colocar lá na Câmara, alguém que tenha o desejo de fazer algo melhor pela cidade”.

José Carlos da Fonseca, 44, comerciante

 

“Não sou a favor. Os que já estão lá não fazem nada, imagina mais vereadores? Não resolveriam em nada”.

Gabriela Jacob, 18, desempregada

 

“Depende de quem for entrar. Se estiverem ali com objetivo de melhorar a cidade será bom, caso contrário não adiantará aumentar”.

Olga Maria Beny, 44 anos, professora

 

“Não concordo, pois colocando mais vereadores a corrupção será ainda maior”.

Graziela Felício Lima Mariano, 27 anos, babá 

 

“Discordo plenamente. Com 13 já temos problemas, imagina com 19 vereadores. Isso sem falar que, com mais cadeiras, existirão mais gastos com assessores”.

João Phillip Santos de Araújo, 29 anos, empresário

 

“Acho ridículo, um verdadeiro desperdício do dinheiro público. Se 13 vereadores não fazem absolutamente nada, 19 então será ainda pior”.

Everson Guarnieri, 24 anos, radialista

 

“Depende muito da situação. Com a crise econômica atual, é um desperdício de dinheiro, mas ao mesmo tempo serão mais opções para votarmos em pessoas que possam realizar melhorias para a cidade”.

Wesley Martins Mendes, 24 anos, estudante

 

“Acho que 13 vereadores já é um número necessário. Mais do que isso, para mim é exagero”.

Sidnéia Oliveira Araújo, 37 anos, condutora

 

“Não concordo. Se com 13 vereadores já não estão fazendo nada, será a mesma coisa com 19 deles. Não vão fazer nada”.

Yuri Gabriel de Oliveira, 19 anos, vendedor

 

“Não vai fazer diferença. Com 13 ou 19 vereadores, nada será resolvido”.

Danilo Vinícius Mesquita Santos, 24 anos, segurança

 

“Não importa o número e vereadores, eles continuarão não fazendo nada, então, para mim, é indiferente”.

Gabriela Pereira da Silva, 19 anos, desempregada

 

“Não concordo, pois haverá mais corrupção na cidade”.

Laudnéia Pereira Rocha, 37 anos, autônoma

 

“A explicação dada para esse aumento é vazia. Por isso, não concordo. Além disso muito dinheiro será gasto e nada mudará, não serão feitas melhorias”.

Felipe Pontes de Oliveira, 23 anos, assistente de engenharia

 

“Já tem 13 vereadores que não fazem nada e, além disso, um aumento de cadeiras seria também um aumento na folha da Câmara. Eu seria a favor de um aumento de até 50 vereadores desde que cada um fizesse alguma coisa de bom. Como nenhum deles faz, sou contra”.

Thiago Roberto Micheletto, 33 anos, cabeleireiro

 

“Sou contra o aumento de vereadores. Serão gastos desnecessários, já que nenhuma melhoria será feita”.

Camila Miranda Micheletto, 29 anos, cabeleireira

 

“Um aumento é absurdo. Com 13 vereadores já não se faz nada pelo povo. O que a Câmara tem que ter é qualidade e não quantidade”.

Davi de Farias Gomes, 53 anos, comerciante

 

Entrevista: Daniel Nápoli | Fotos: Beatriz Pires

 

>>Na região

Sorocaba é a cidade da região com maior número de vereadores na Câmara. São 20 edis para o município com 659.871 habitantes. Em segundo lugar, Salto, com seus 116.191 habitantes, conta com 17 edis na Câmara. São Roque (população de 88.473 habitantes) conta com 15 vereadores, enquanto que Itupeva (57.031 habitantes) e Mairinque (46.567 habitantes) contam com 13 vereadores.

Indaiatuba (com população de 239.602 habitantes) possui 12 vereadores na Câmara. Já as cidades de Porto Feliz (52.507 habitantes), Araçariguama (21.038 habitantes) e  Elias Fausto (17.393 habitantes) contam com 11 vereadores na casa de leis. Cabreúva, cidade com 47.877 habitantes, registra o menor número de vereadores da Câmara: nove. Os dados populacionais são referentes à estimativa do IBGE para este ano.

Um comentário em “Maior parte do povo ituano não aceita cidade com 19 vereadores

  • 09/12/2017 em 16:35
    Permalink

    Chega de dar dinheiro pra esses vagabundo nenhum faz nada é querem aumentar o número desses lixo. Pra mim tem que diminuir a quantidade e o salário desses verme que não fazem nada pela cidade. Bando de lixo vão pedir voto no inferno. Merece ganhar salário mínimo. Lixo.

Os comentários estão desativados.