Mais de 10 mil contribuintes ituanos não entregaram a declaração do IRPF 2020

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Até as 23h59 do último domingo (21), 25.422 ituanos entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, segundo dados da Receita Federal. Ao todo, a entidade espera 36.249 declarações na cidade de Itu – ou seja, mais de 10 mil contribuintes do município ainda não declararam o IRPF.

O prazo final para a entrega da declaração, que acabaria em 30 de abril, foi estendido para 30 de junho, pois a Receita concordou em prorrogar o prazo depois de ouvir relatos de contribuintes, confinados em casa por conta da pandemia do novo coronavírus, com dificuldades em obter documentos na empresa ou de conseguir recibos com clínicas médicas para deduzirem gastos.

Ao todo, a Receita Federal recebeu, até as 11h de quinta-feira (18), 20.351.406 declarações do Imposto de Renda. A expectativa é de que 32 milhões de declarações sejam entregues esse ano. O Fisco alerta para que os contribuintes não deixem a entrega para última hora. Se perderem o prazo, os contribuintes estarão sujeitos ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Segundo a Receita, o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápidos serão o processamento e a restituição.

Para quem tiver dúvidas ou dificuldades no preenchimento da declaração, a Receita Federal, em parceria com diversas instituições de ensino, tem o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Segundo a Receita, por meio dele, o contribuinte recebe atendimento virtual e gratuito, para esclarecimentos. No site receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020 também estão disponíveis orientações sobre a Declaração do IRPF 2020.