Mais de 3 mil ituanos vão às urnas para eleição de novos conselheiros tutelares

Daniel Nápoli

Foto – Daniel Nápoli
Milhares de eleitores foram às urnas em Itu para escolher cinco novos conselheiros tutelares

No último domingo (06), foi realizada uma eleição unificada em todo o Brasil, para os Conselhos Tutelares. Em Itu, 14 candidatos concorreram a 5 vagas de titular e uma de suplente (que assume em caso de férias de um dos titulares ou licença médica), para um mandato de quatro anos (2020-202

 No município, existiram dois locais para votação, a EMEF Convenção de Itu, na Vila Gatti e o CRAS Frei Alípio, na região do Pirapitingui. Ao todo, 3.211 eleitores participaram do processo, sendo eleitos para as vagas de titular: Ana Paula de Moura Silva (400 votos),Eliana Gomes dos Santos (378 votos),Eduardo Marcelo de Mattos (291 votos), Mariana Machado Gonçalves (255 votos) e Cláudia Silva (205 votos). A vaga de suplente foi preenchida por Elisabete Mariza Teixeira, que somou 197 votos.

Durante a apuração, iniciada às 18h de domingo e encerrada às 6h da última segunda-feira (07), no Auditório da Prefeitura de Itu, chamou a atenção a quantidade de votos nulos (932). Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Itu (CMDCA), Isis Paloma Carneiro fala sobre o caso. “Em relação ao voto nulo, a gente percebeu um volume muito grande, pois as pessoas perderam o hábito de votar no papel, então tiveram muitos erros, muitos, desde desenhos, até a pessoa colocar o próprio nome riscar, rasurar, a cédula é um documento público, então ela não aceita esse tipo de risco, de rasura”.A presidente, prossegue. “Nós pleiteamos junto a Justiça Eleitoral e ela só fornece urna acima de 200 mil eleitores, então Itu não foi contempladas”.

Embora não se tenha superado o número de eleitores de eleições passadas, Paloma fala da importância das redes sociais e da imprensa para uma conscientização. “Eu achei que esse ano foi bem bacana, a gente conseguiu dar publicidade em relação aos currículos, as fotos dos candidatos, a rede social teve um papel importantíssimo, as pessoas puderam conhecer melhor os candidatos e votar mais consciente, a divulgação da imprensa, foi muito importante para que a sociedade pudesse conhecer melhor o processo, participar e desmistificar tanto a questão de que qualquer pessoa pode entrar no Conselho. A inovação através da informação impactou direto na escolha dos cidadãos”.

Os eleitos

 Ao Periscópio, os recém-eleitos conselheiros falaram sobre o resultado.

“A minha sensação é de muita alegria. Estou satisfeita com o resultado, foram mais de 550 votos, eu tive 400 votos válidos, mais os 150 votos que foram anulados. Eu acho que foi boa a eleição, a população compareceu e o processo foi sério, organizado”, disse a mais votada do pleito, Ana Paula de Moura Silva. “Muita alegria, gratidão a Deus pela vida e por todas as pessoas que incentivaram, ajudaram a conquistar essa eleição. Foi maravilhoso ver o povo ituano exercer a cidadania, onde muitos não tinham conhecimento dessa eleição e sua importância para a sociedade”, diz Eliana Gomes dos Santos.

Eduardo Marcelo de Mattos fala sobre a futura função. “Agora aumenta a responsabilidade, pois tenho que assumir uma das 5 vagas do cargo que representará cada munícipe e fazer cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente. Zelar e fazer cumprir os direitos e deveres de cada criança e adolescente de nossa cidade. Obrigado a todos pela oportunidade.

Mariana Machado Gonçalves também falou sobre sua eleição. “Deixo aqui a minha satisfação para este processo de escolha. Me expresso com intensa alegria em ser reeleita, pois entendo que o voto através da eleição direta  é o reflexo de um excelente trabalho realizado com muito amor e carinho em prol da sociedade”.

Quinta mais votada, Cláudia Silva, comenta. “Meu sentimento pela eleição é de alegria. É a oportunidade de poder zelar pelas crianças e adolescentes, pois o meu desejo é o de fazer o melhor por eles”.

Tendo ficado com a vaga de suplente, Elisabete Mariza Teixeira se pronunciou sobre o pleito. “Expresso meu agradecimento aos amigos e familiares que saíram de suas casas no domingo para participarem de um processo de extrema importância para a nossa cidade no que tange ao direito de crianças e adolescentes vítimas de violações”.

Lembrando que a contagem de votos, foi um resultado preliminar. Após decurso do prazo recursal prevista no edital, serão divulgados oficialmente os eleitos, que deverão tomar posse em janeiro do ano que vem.