Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo

Por André Roedel

Musicais, assim como outros gêneros específicos de filme, não são para todos os gostos. Há quem torça o nariz, há quem ame. Eu sou da turma do meio-termo. Adoro esses musicais mais despretensiosos, como Hairspray e Grease, e tenho minhas ressalvas com os mais dramalhões, como La La Land e Os Miseráveis. Por sorte Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo, continuação do filme de 2008, faz parte do primeiro grupo.

O filme emociona e diverte de maneira leve, sem apelar para uma dramaticidade exacerbada. É simples, direto ao ponto: entregar um tributo à banda sueca ABBA e, neste caso, ao primeiro filme repleto de números bem coreografados e afinados. Enfim, um filme alto astral, que deixa o espectador feliz após as quase duas horas de projeção.

Se passando cinco anos após o primeiro, o novo Mamma Mia! se concentra em relembrar a juventude de Donna – protagonista interpretada pela diva do cinema Meryl Streep que, quando mais nova, é vivida pela ótima Lily James (de Cinderela). E a jovem atriz é a cereja do bolo nessa nova produção. Canta, dança e atua de maneira exemplar, condizendo com o espírito jovial apresentado pela personagem anteriormente.

O filme mostra Sophie (Amanda Seyfried) tocando o hotel de sua mãe, Donna, após ela ter falecido. E a morte da personagem de Meryl Streep é tratada de forma comedida. Não há um drama por cima desse fato, mostrando que o filme não quer “perder tempo” com drama. A trama, simples como basicamente todos os musicais, é toda montada em torno dos números musicais – que estão ainda melhores.

Canções que ficaram de fora do primeiro filme, como o clássico Fernando, ganham vez em Lá Vamos Nós de Novo, e clássicos já executados, como Dancing Queen e a canção-título, são novamente apresentadas com outros intérpretes. Um verdadeiro show que faz você sair da sala de cinema com as músicas grudadas na cabeça – o que é bom e péssimo ao mesmo tempo, vou confessar.

A direção e o roteiro de Ol Parker (de O Exótico Hotel Marigold)) são muito eficientes, cumprindo os requisitos que um bom musical pede. Os mais de 10 números musicais são bem filmados, mostrando todo o comprometimento dos atores e o corpo de baile. Resgatando o elenco original, este segundo Mamma Mia! também apresenta novidades no elenco. Destaque para Hugh Skinner (que faz o jovem Harry, personagem de Colin Firth) e sua interpretação de Waterloo.

O filme falha – como a maioria dos musicais – em focar apenas nos números em detrimento da história em si, mas é coisa que dá pra relevar traquilamente. No geral, Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo acerta nos pontos que um bom longa do gênero deve acertar e entrega uma produção bem dosada, que deixa o espectador leve. Vale o ingresso!

 

Nota:

 

 

.