Mantenha rotina de beleza durante as férias

Beautiful woman on the beach. Thailand.

O final de ano se aproxima, e as férias de verão estão chegando! Mas, ainda estamos vivendo uma pandemia e qualquer viagem precisa ser planejada com muito cuidado. Atividades ao ar livre são bem-vindas, como praia, por exemplo, mas antes de optar por um destino, é bom verificar as medidas de protocolo sanitário que foram adotadas na região escolhida. Aglomerações ainda não são bem-vindas em nenhum lugar do mundo.

Mas, falando de férias, é muito comum nos esquecermos da dieta e dos exercícios físicos, principalmente quando a opção é viajar. E se ficar hospedado em hotel, então, a situação piora porque a comilança será farta, a começar pelo café da manhã. E se a opção é viajar e ficar na casa daquele parente ou amigo querido, será a mesma coisa, já que o dono da casa fará tudo – cozinhará de tudo – para agradar a visita. E aí também a comilança é inevitável.

Na verdade, férias é tempo que se tem para aproveitar as atividades ao ar livre e a praia parece ser o lugar ideal. Mesmo com tantos cuidados que se precisa ter com os raios solares, o sol é vital para a saúde e pode se aproveitar para tomar sol enquanto se faz uma caminhada na areia! Deixe as ondas baterem nos pés. O melhor horário para se aproveitar saudavelmente o sol da praia é de manhã. De manhã mesmo, tipo das sete às nove horas da manhã. Você está de férias, mas isso não deveria servir de desculpa para você dormir até às dez horas quando tem o mar e o sol te esperando.

Os médicos recomendam que mesmo durante as férias, não deveríamos sair da rotina de horário de dormir e se levantar. Enfim, parece difícil seguir a rotina de horários, mas é o que se recomenda para que na volta ao trabalho, o organismo esteja realmente descansado. Voltando à praia, além de caminhar na areia, para quem pode e sabe, o surfe é uma grande pedida na hora de colocar os músculos e o peso em dia.

Outra dica, deixe o carro na garagem, dispense ônibus ou táxi, e faça os passeios a pé. Aproveite para caminhar enquanto se diverte e conhece lugares diferentes.

Lembrando que o seu amigo inseparável é o protetor solar. Ele deve ser passado na pele vinte minutos antes de sair ao sol, e ser reaplicado várias vezes ao dia, por isso leve-o na sua bolsa onde quer que vá. As formulações com cor têm sido as mais recomendadas pelos dermatologistas. 

E falando em levar na bolsa, o álcool em gel continua sendo necessário e importante no combate ao novo coronavírus. Use sempre para higienizar as mãos. Lembre-se que as férias foram feitas para a felicidade e isto inclui voltar ao trabalho tão enxuta quanto estava antes.