Marcado pela história, berço de grandes feitos

Por Raul de Souza Almeida

 

Não poderia deixar passar em branco, na data em que é comemorado o centenário do 2º GAC L – Regimento Deodoro sem fazer alusão a outro grande marco, que, hoje, mescla-se com a história do nosso Quartel, que abriga também as instalações do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu, iniciativa mantida com incentivo do ProAc – ICMS, Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo, único projeto de cunho social a funcionar no interior de uma unidade militar em todo o Brasil.

Refiro-me ao Colégio São Luiz, fundado em Itu em 1867, que, em 12 de maio de 2017, completou 150 anos, cujas edificações há 100 anos abrigam o Regimento. É histórica e notória a ligação entre a filosofia militar, calcada na disciplina, hierarquia  e respeito, e a educação jesuíta. Em Itu, essas duas “escolas” uniram-se para compor e preservar um dos mais ricos patrimônios arquitetônicos do país.

A origem da construção das instalações definitivas do Collegio São Luiz em Ytu está no Seminário do Pe. José de Campos Lara, único jesuíta a retornar ao Brasil dos 669 expulsos pelo Marquês de Pombal em 1759. A obra foi encomendada ao Mestre de Carpintaria e Construtor de Edifícios Antonio Lucas Pen’Alva, que ali trabalhou com seus filhos e oficiais.

A primeira parte do Colégio foi levantada entre 1869 e 1872, sendo inaugurado a 19 de fevereiro deste ano. O prédio foi construído em três etapas: a primeira cujas paredes externas de tijolos aparentes (numa época em que se usavam apenas taipa de pilão, pau-a-pique, e adobe) fabricados por Irmão Alberani com o uso de uma manjarra, e paredes internas e divisórias de pau-a-pique e elementos de adobe;  a segunda, referente ao teatro, salas de aula, dormitórios e refeitórios – onde, hoje, está o rancho dos soldados; e a terceira, referente à construção da Capela dos Alunos (Igreja de São Luiz Gonzaga), torre do relógio e torre do observatório meterológico. A Igreja, cuja pedra fundamental foi benta a 8 de junho de 1886 pelo Pe. Augusto Estanislau Aureli S.J., Superior da Missão Jesuíta no Brasil, seria sagrada e inaugurada somente em 1891.  As pinturas e afrescos também ficaram a cargo de Irmão Alberani.

Similar a outras obras dos jesuítas, o Colégio São Luiz em Itu localizava-se no perímetro urbano, e tinha áreas destinadas aos alunos no térreo e primeiro andar; Salão de Actos (auditório) para a realização das sessões solenes, refeitório, cozinha e a padaria no térreo. Na área interna havia estrebaria, celeiros, depósitos de lenha, alojamentos para aprendizes e lavradores.

Protagonistas na arte e na arquitetura, os jesuítas construíram o Colégio com base nas formas de sua Igreja sede na Itália – Chiesa Del Gesú (1568/1580) -, de projeto do arquiteto Giacomo Barozzi Vignola e execução dos arquitetos jesuítas Giovanni Tristano e Giovanni De Rosis, e nas do Templo Malatestiano (1466), em Rimini, e de Chiesa Santa Maria Novella (1470), em Florença – estes dois últimos, obra de Leon Batistta Alberti (1404/1472), o maior arquiteto do renascimento e autor do tratado “De Re Aedificatoria”.

Com a mudança do Colégio para São Paulo, o conjunto arquitetônico passou a abrigar, desde 20 de janeiro de 1918, o Regimento Deodoro, inicialmente, composto por apenas 29 homens sob o comando do Tenente-Coronel Raphael Clemente Telles Pires. Em 1948, após 20 anos com a denominação de 4º Regimento de Artilharia Montada, recebeu o nome histórico de Regimento  Deodoro.

Atualmente, suas paredes, interiores e pátios, recheados de história e lembranças, abrigam o Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu. Nossos alunos, pertencem à rede estadual de ensino, aprendem e praticam técnicas e ofícios de restauração : marcenaria, pintura e alvenaria – participando da revitalização de alguns pontos do 2º GAC L Regimento Deodoro. Não há palavras para agradecer esse apoio, que se renova e se aprofunda a cada ano.

Quero, ainda, dar as boas-vindas ao Tenente-Coronel Ricardo Alves Pereira, seu novo Comandante; que sua trajetória em Itu seja coroada de conquistas e realizações. Também quero desejar ao Coronel Erb Lyra Leal sucesso na nossa querida ESG, muitas vitórias em seus novos desafios, e agradecer todo o apoio dedicado a nossos alunos e projetos.

 

*Raul de Souza Almeida é coordenador geral do Projeto Oficina Escola de Itu