Marcha pela Luta Antimanicomial marcou a semana de lutas sociais

Foto: Divulgação/NOE’s

No dia 15, um grupo de estudantes de psicologia do Ceunsp Itu, juntamente com o corpo docente do mesmo, realizou a 1ª Marcha do Curso de Psicologia do Ceunsp, a fim de conscientizar a população sobre a importância da discussão de políticas vinculadas à Reforma Psiquiátrica.

A marcha foi feita para lutar pela defesa de tratamentos mais humanizados aos portadores de sofrimento mental, possibilitando a desistitucionalização e a garantia de direitos dessa população e seus familiares.      “Acho muito importante a conscientização desses acontecimentos que feriram os direitos humanos, para que tenhamos a consciência de que eles não se repitam”, conta Franciele Valério Grando, estudante do 7º semestre de psicologia, uma das participantes da marcha.

Tânia Cristina Begosso, também do 7º semestre, conta que “foi importante divulgar a realidade e sofrimento de quem fica trancado e não tem a oportunidade de interação”. “Percebi que, através do movimento, houve curiosidade da população, uma vez que a maioria nem imagina as possibilidades de tratamentos e convívio com a sociedade além da internação”, acrescenta.

O mês de maio é marcado por diversas lutas: Dia Internacional contra a LGBTfobia (17 de maio), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e também o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio). Esta última foi o foco da iniciativa das estagiárias do Núcleo de Orientação Estudantil (NOE’s), do curso de psicologia do Ceunsp, durante a semana do dia 14 a 18 de maio, que contou com eventos e intervenções dentro e fora da instituição de ensino.

Luiz do Carmo Bueno Filho, do 7º semestre de psicologia, também relatou sobre a importância da conscientização, para mostrar que “todo ser humano tem o direito a liberdade e de viver em sociedade”. “Trancar não é tratar. A marcha foi bastante relevante para que a população possa pelo menos indagar sobre o assunto e buscar conhecimento sobre as práticas usadas”, finaliza o estudante.