Marcio Pitliuk é o novo imortal da Acadil

Foto – Beatriz Pires

 

Beatriz Pires

A noite do último sábado (15) foi especial para os membros da Academia Ituana de Letras (Acadil), que empossou o mais novo acadêmico, o escritor e um dos maiores especialistas brasileiros do Holocausto dos judeus, Marcio Pitliuk. A cerimônia aconteceu no Museu da Energia e contou com a participação dos acadêmicos, amigos e familiares do novo membro.

A convite da vice-presidente da Acadil, Maria Angela Pimentel Mangeon Elias, Pitliuk decidiu se inscrever para participar do processo e concorrer à vaga a cadeira nº 04, do Dr. Benedito Lázaro Ramos. “Agora que estou morando em Itu, eu resolvi participar das atividades da cidade. Como a minha área é cultural, eu achei que fazer parte da Academia ia enriquecer o meu currículo”, explica.

O novo acadêmico diz que se sente orgulhoso por ter sido escolhido para participar da Acadil. “É uma honra muito grande fazer parte da Academia, são pessoas muito cultas, muito interessadas na cultura, pessoas de alta qualificação e eu ser aceito nisso me dá muito orgulho”, declara.

Apesar de já conhecer Itu há quase 20 anos, quando comprou uma casa para passar fim de semana e férias, ainda como turista, Pitliuk gostou muito da cidade e, após diminuir o ritmo de trabalho em São Paulo, decidiu morar definitivamente no município, onde está há pouco mais de um ano. “Estou conhecendo as pessoas, estou me envolvendo na cidade, descobrindo coisas que eu não conhecia e como turista eu via só a superfície”, diz. “Morando sem me envolver com as pessoas também não tinha um contato tão íntimo com tudo, agora eu conheço bem a cidade, conheço o prefeito, conheço vereadores, pessoal de cultura. Muito interessante”, ressalta.

Durante o elogio ao patrono e aos primeiros ocupantes, os acadêmicos João Antonio Motta Navarro e Silvia Virginia Czapski, Pitliuk declarou também seu carinho por Itu. “Realmente aqui a gente aproveita a vida”, afirma.

Além da posse, a cerimônia contou com homenagem póstuma a Maria de Lourdes Sioli, fundadora da Acadil, e com o lançamento do livro “Obra Poética”, de Benedito Lázaro Ramos.

 

Foto – Beatriz Pires