Mercadão de Itu será reinaugurado nesta quinta-feira

Lojas que ficavam na Rua Santa Cruz agora terão suas fachadas viradas para o interior do Mercadão Foto: Juca Ferreira/Prefeitura de Itu

No ano em que Itu celebra os 40 anos do recebimento do título de estância turística, a população recebe um grande presente: a revitalização do Mercado Municipal, o popular Mercadão. A solenidade de reinauguração está marcada para quinta-feira (19), a partir das 9h30, e contará com a presença, é claro, das autoridades municipais e também estaduais.

O Mercado foi restaurado com recursos de aproximadamente R$ 4,5 milhões, obtidos pela Prefeitura de Itu junto ao Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), do Governo Estadual. Segundo apurado pela reportagem, toda a estrutura da primeira fase de obras está completa, faltando apenas alguns ajustes comuns a serem feitos no decorrer da reativação do espaço.

Na última quinta-feira (12), funcionários da CPFL Piratininga fizeram a adaptação do poste frontal, transformador e ligação principal da energia do Mercadão. A princípio, para a solenidade de reinauguração, está previsto apenas o descerramento da placa com a presença de autoridades. Após a inauguração, está sendo cogitada a realização de eventos culturais no espaço. Não há data fixa para a volta do funcionamento dos boxes, mas isso deve acontecer nas primeiras semanas de janeiro de 2020.

O Mercado Municipal foi restaurado pela empresa Concrejato (vencedora da licitação) em conformidade com o grau de tombamento pelo Condephaat (ou seja, suas características arquitetônicas foram mantidas) e terá sanitários adequados, além de ar condicionado central. Toda a fiação e rede de água e esgoto também foram substituídas, assim como os boxes foram revitalizados. As portas que dão para a Rua Santa Cruz foram fechadas e as lojas que são voltadas para esse lado agora têm suas frentes para a parte interna do local.

Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo e inaugurado em 14 de maio de 1905, o Mercadão de Itu agora espera se tornar um polo gastronômico e cultural da região, assim como o Mercado Municipal Paulistano. Ao longo da reforma, os atuais permissionários dos boxes tiveram à disposição uma tenda provisória instalada no estacionamento, além de isenção da cobrança de taxa de permissão de uso. Eles também poderão participar gratuitamente de um curso oferecido pelo Sebrae sobre finanças, administração e visão empresarial.

3 comentários em “Mercadão de Itu será reinaugurado nesta quinta-feira

  • 16/12/2019 em 19:38
    Permalink

    Parabéns Itu, o dinheiro do povo utilizado para realização de uma grande obra.

  • 17/12/2019 em 10:04
    Permalink

    Muito bom ter o mercadão novamente pra nossas compras em Itu obrigada pela restauração

  • 17/12/2019 em 23:13
    Permalink

    acho muito bom a reforma do mercadao que e um dos pontos historicos daqui da cidade , quer dizr da nossa cidade pois eu sou natural da cidade de itu e grcas a deus desde mil novecentos e quarenta e seis/em que foi a data do meu nascimento / o mercado ja era antiguidade e o povo rural/tmbm depende para as compras tanto qnto nos e vai ficar melhor ainda com a inauguracao,,e parbens ao prefeito, e a primeira dama, e a tds autoridades de itu, fazendo ai mais uma melhoria pro povo ituano prabens sr prefeito., e nos povo agradecemos pela sua iniciativa de boa conduta ……..

Os comentários estão desativados.