Michelle: conscientização e prevenção ao câncer de mama

Michelle de Souza fala sobre a importância da prevenção tanto para as mulheres quanto para os homens/ Foto – Daniel Nápoli

Encerrando a série de entrevistas sobre o “Outubro Rosa”, o Periscópio traz hoje a história da comerciante Michelle Souza, que descobriu recentemente a importância da prevenção, do autoexame em sua vida.

“Em setembro estava apoiando o desfile da ONG Anjos das Perucas, sobre a prevenção ao câncer de mama (realizado no dia 22 daquele mês) e, na mesma semana, acabei levando um susto. Descobri que estava com um nódulo debaixo da axila, passei no ginecologista e ele pegou e pediu o exame. Fizemos o exame, ele viu o resultado e ele me encaminhou para um mastologista que iria acompanhar o caso”.

Apesar da apreensão, de acordo com Michelle tudo foi superado. “Graças a Deus não passou de um susto. Estou com um nódulo, mas é bem pequeno, não precisa mexer. Passei em um oncologista, até porque meu irmão (André) passou por um câncer. A cada três meses terei que fazer um acompanhamento para ver se o nódulo cresceu ou não, mas foi só um susto”.

Ao comentar sobre o irmão, a comerciante disse que em outubro do ano passado o mesmo passou por um linfoma, tendo terminado o tratamento há dois meses. “Graças a Deus ele está curado”, revela. Demonstrando bom humor, apesar das adversidades atravessadas, Michelle dá um importante recado não só para as mulheres, mas também para os homens.

“Muita mulher acaba tendo vergonha de procurar um ginecologista. Você indo fazer o papanicolau, você fazendo a prevenção, ajuda e muito. Tem que se cuidar, sim. Ir a cada seis meses e a gente também, durante o banho, se tocar para ver se sente algum nódulo. A mulher tem que se prevenir, assim como o homem. Porque a gente fez uma palestra recentemente e descobrimos que uma amiga nossa passou pelo processo da quimioterapia e um amigo do esposo dela teve o câncer de mama”, conclui. (Daniel Nápoli)