Milhares de pessoas prestigiam 4ª Caminhada Outubro Rosa em Itu

Por Daniel Nápoli

Ato ganha mais participantes a cada ano. Expectativa é de 2.500 pessoas para 2020

Como parte da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, OncoItu – Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia promoveram uma caminhada na manhã do último sábado (20), pelas ruas centrais da cidade, com o objetivo de conscientizar quanto a prevenção ao câncer de mama. O ato contou com a participação de milhares de pessoas.

A caminhada teve início na Praça da Independência (Largo do Carmo), com os participantes percorrendo então a Rua Floriano Peixoto, passando pela Praça Padre Anchieta (Largo do Bom Jesus) e Rua Paula Souza até chegar a Praça da Matriz, sendo realizada uma aula de zumba posteriormente, além de distribuição de algodão doce.

Para a participação da caminhada, as pessoas tiveram de doar 1kg de alimento não perecível, que foi trocado por uma camiseta da campanha. O alimento doado foi revertido ao Fundo Social de Solidariedade (Funssol). Presente no evento, o prefeito Guilherme Gazzola falou sobre o evento. “Essa parceria com a OncoItu acaba agregando muitas pessoas e mais, trazendo atenção para um tema muito importante que é a prevenção, o câncer de mama. Uma festa cívica, muito boa”.

Diretor administrativo da OncoItu, Pedro Luiz Paulucci,  também comentou sobre a caminhada. “Estamos muito felizes. É o quarto ano de caminhada cada vez a gente recebe mais pessoas. Nós tínhamos disponíveis 2.200 camisetas e foram todas trocadas.Vamos ver se no ano que vem a gente consegue trazer 2.500. O objetivo dessa caminhada que acabou virando um movimento cívico é chamar a atenção, lembrar as pessoas da  importância da prevenção do câncer de mama”.