Minicurso sobre museus e patrimônios históricos reuniu grande público

Ocorrido na Casa do Barão, o minicurso debateu sobre a importância de manter, nos museus, o patrimônio histórico e cultural

O minicurso contou com grande público, incluindo pessoas de Campinas, Indaiatuba, Salto e Itu / Foto: Gabriela Prado

O Museu Republicano de Itu/USP realizou, no último final de semana (27 e 28 de janeiro), o “Minicurso: Museus, patrimônio e Inventários Participativos”, no auditório da Casa do Barão, reunindo cerca de cem pessoas de Itu e região.

João Paulo Vieira, historiador, assessor da Rede Indígena de Memória e Museologia Social, coordenador da Rede Cearense de Museus Comunitários e do Projeto Historiando, foi o responsável pelo minicurso, que abordou temas como a importância de se manter os patrimônios históricos na cidade e a riqueza que os museus possuem por contar histórias e mostrar a cultura de certo povo.

“Nos últimos anos, nas últimas décadas, os museus vêm passando por profundas transformações. Oficinas e cursos como este despertam o interesse de pensar de maneira mais crítica a história, a relação construída, a construção social da memória de instituições, como museus”, conta João Paulo, sobre a importância de eventos como este para a população ituana.

Além de ituanos, o minicurso contou com a presença de historiadores de outras cidades, como Campinas, Indaiatuba, Salto e Sorocaba. Integrantes da Secretaria de Cultura de Campinas também estiveram presentes.

João ficou contente com o público e está preparado para vir novamente à cidade. “Adorei a recepção desde que eu cheguei aqui. Um público que há muito tempo não via, com interesse de discutir a memória, o patrimônio dos museus. Eu agradeço muito o convite e na hora que eu receber um próximo, estarei aqui para contribuir!”, completa.