Moradores do Bairro Brasil se preocupam com abordagens de possíveis golpistas

Imagem de um vídeo mostrando o carro supostamente envolvido no caso de golpe no Bairro Brasil/ Foto – Reprodução

Nas últimas duas semanas, moradores do Bairro do Brasil, em Itu, vêm sofrendo com a frequente presença de um grupo suspeito de tentar aplicar golpes. De acordo com os moradores, que não quiseram se identificar, homens e mulheres, trafegando em carros de luxo, estacionam os veículos próximos as casas e se apresentam como vendedores de panelas de alta qualidade, alegando que estão sob os valores mais baixos do mercado, utilizando como argumento para atrair clientes o parcelamentos no cartão de crédito.

Desconfiados, pelo menos quatro moradores recusaram a oferta, não tendo aberto o portão para os vendedores. “Não é questão de preconceito, mas achei estranho pessoas vendendo panelas de alta qualidade, por um preço menor e em carros luxuosos”, disse uma moradora.

A mesma mulher que desconfiou, visualizou, por meio de câmeras de segurança, que as placas dos veículos eram todas da cidade de Ribeirão Preto e, ao pesquisar na internet, constatou que a Polícia Militar havia desmantelado quadrilhas em diversos pontos do país, que realizavam o mesmo processo de abordagem e, quando a vítima realizava o pagamento com o cartão de crédito, os dados do mesmo eram clonados.

No dia 24 de novembro, dois moradores do Bairro Brasil teriam ainda sido perseguidos por um carro dos homens que se apresentaram como vendedores. De acordo com uma vizinha, ambos tiveram que mudar seu trajeto. “Mesmo com ambos se negando a comprar, o carro os seguiu e, com medo de um possível assalto, tiveram que se dirigir até o Centro da cidade e depois de despistá-los, retornaram”, relata.

Ainda segundo os denunciantes, este mesmo grupo costuma abordar pessoas no estacionamento de um supermercado, situado na Avenida Ermelindo Maffei, no Jardim Paraíso I. Assustados com as abordagens das últimas semanas, nenhum morador ouvido quis se identificar com a nossa reportagem. Confira os vídeos com a ação dos possíveis golpistas, feitos através de câmera de segurança:

 

Polícia Militar

O “Periscópio” esteve em contato com o 50º Batalhão da Polícia Militar do Interior que, por meio do Capitão Carlos Eduardo Carrilho, comentou sobre o caso. “É sempre importante que as pessoas desconfiem de qualquer facilidade, envolvendo vendas ou cartão de crédito, seja na venda de panelas, bilhete premiado, o que quer que seja, na porta de sua residência ou em abordagem na rua”.

O PM destaca ainda que, em caso de qualquer suspeita, as autoridades devem ser acionadas. “Sentiu uma tentativa de aproximação suspeita, qualquer alteração nas proximidades de sua casa, ligue 190. Assim, temos ciência do que está acontecendo e podemos abordá-los. Quem sabe podem ser procurados da Justiça e podemos tomar as providências necessárias”, conclui. (Daniel Nápoli)