Morando no Japão, ituana comenta clima para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Danielle juntamente com seu marido Tomoki e seu filho Yuri, na Disney, em Tóquio (Foto: Arquivo pessoal)

Na sexta-feira (23) foram abertos oficialmente os Jogos Olímpicos de Tóquio. A 32ª edição das Olimpíadas estava marcada para ocorrer em 2020, porém, devido à pandemia de Covid-19, foi adiada para este ano e segue até o 8 de agosto.

Nesta semana, o Periscópio conversou com a ituana Danielle Mitsuya, que reside desde janeiro de 2017 em Aichi, a 306 km de Tóquio. Ela comenta como está o clima no país. “Pelos japoneses nem teriam as Olimpíadas, ninguém está animado, não tem aquele clima. Você vê em shoppings, em algumas lojas, vendendo camisetas, chaveirinhos, essas coisas, mas não é um país animado para essas Olimpíadas, por conta da pandemia, ainda que tenha sido bem controlada desde o início”.

Ao se falar de pandemia, é impossível não se falar também em vacinação. Questionada sobre o processo de imunização no país, ela afirma que está bem lento. “Os avós do meu marido têm aproximadamente 90 anos e foram vacinados com a primeira dose recentemente, mas também não está sendo por idade”, diz.

“Geralmente, a cidade manda algo na casa, você liga, agenda para você ir se vacinar. Eu não tenho nem ideia de quando vou tomar a vacina. O governo aqui deixou com que as empresas vacinassem, o governo dá as vacinas e as empresas vacinem os funcionários. Meu marido toma na próxima semana a da Moderna”, destaca

A ituana explica que “aqui no Japão eles são muito cuidadosos, eles não aprovam vacinas a torto e direito. Na verdade até com os remédios (são cautelosos) você toma de dois em dois para fazer efeito e você não vai nas farmácias para comprar o remédio, geralmente para você ter acesso ao remédio você tem que passar pelo médico e através da receita você compra o remédio”.

Mesmo com a imunização seguindo a passos lentes, de acordo com Danielle, a pandemia está controlada no país, na percepção dela. “Por não ser um povo de muito contato, está bem controlada, o número de mortes está bem baixo, a tendência é continuarmos nessa por um bom tempo, mas bem mais controlado”. Porém, nos últimos dias, o país asiático tem visto aumento no número de casos.

Voltando a falar sobre os Jogos Olímpicos, Danielle destaque que não está vendo “muita animação”. “Pelo contrário, as Olimpíadas vão acontecer (mesmo a contragosto da população). O pessoal não faz barulho, não faz panelaço, não sai brigando com o primeiro-ministro, não tem essa briga a qualquer momento, por qualquer coisa, por conta de política”, relata.

“Aqui o pessoal não discute, não briga, aqui não tem esse barulho que tem no Brasil. As pessoas não são muito de expor opinião de forma agressiva, apenas respeitam o que vai ter e se não quer, não quer pôr ninguém em risco, simplesmente não vai, vai quem quer”, acrescenta a ituana.

“Agora, dia 19 de junho, foi aniversário do meu filho e não queria deixar passar em branco e a gente foi para a Disney, em Tóquio, mas foi muito difícil conseguir ingresso. Eles têm um controlo de um mínino de pessoas para entrar no parque. O tempo todo as pessoas se cuidando, álcool em gel na entrada dos brinquedos, na saída dos brinquedos, uso de máscara sempre e a gente foi e voltou, não passeamos por Tóquio. Os cuidados continuam”, conclui ao falar sobre os cuidados e a segurança na cidade que abriga os Jogos Olímpicos.