Morte de Ditinho Xavier comove cidade

Muitas pessoas estiveram presentes dando o último adeus à Ditinho Xavier na tarde de ontem/ Foto – Moura Nápoli

Na tarde de ontem (10), centenas de pessoas compareceram ao Cemitério Municipal de Itu para acompanhar o enterro de Benedito José do Espírito Santo Xavier da Silveira, carinhosamente chamado Ditinho Xavier, vítima de mal-súbito na tarde de quinta-feira (9) em sua casa, aos 74 anos. Ele era figura conhecida da cidade, principalmente no meio esportivo por ter jogado em equipes ituanas, sempre demonstrando grande talento como ponta-esquerda.

Ditinho é o sexto filho de uma família humilde. Nasceu no sítio e lá morou até vir fazer escola na cidade. Morou na Rua Marechal Deodoro, antiga Rua das Flores, onde passou infância e adolescência. “Dono de uma deficiência física, por muitos chamados de ‘Ditinho sem mão’, ele ia à escola descalço até os amigos lhe derem o primeiro chinelo”, conta o filho, o médico e ex-secretário de Saúde André Fernando Tabarassi Silveira.

Além de André, Ditinho deixa as filhas Maria Teresa (professora) e Juliana (médica e hoje diretora da Secretaria da Saúde), frutos do casamento com Dalva Tabarassi da Silveira. Ditinho ainda foi conhecido e famoso por trabalhar e jogar no Cachoeira, além de outros inúmeros times, além de ter marcado como excelente jogador no salonismo. Ele também foi um dos fundadores da Indústria e Comércio de Bebidas Taverna.

“Meu pai nunca teve terminado seu curso universitário, meu pai nunca foi desonesto, meu pai sempre, junto de nossa mãe, nos ensinou a ter dignidade! Ele sempre nos criou para andarmos com as próprias pernas. Meu pai sempre foi feliz, não me lembro de um inimigo; por onde passou sempre foi marcante e deixava alegria”, relatou o filho André nas redes sociais.

O corpo foi velado no Velório Municipal, contando com a presença de centenas de pessoas entre conhecidos, amigos e familiares e autoridades locais. O sepultamento ocorreu às 15h da sexta-feira.