Mudança de Hábitos

Na década de 60, na minha juventude, os jovens tinham comportamentos bem diferentes dos atuais.  Eles eram mais alegres, sadios e cheios de vida, perspectivas e esperança.

Lembro-me dos tempos de estudante em Itu, onde, ao sair da sala de aula, os alunos das cidades de Cabreúva, Salto e Porto Feliz andavam rumo ao Mercado Municipal à espera da condução que os levaria de volta para casa.

No caminho os jovens proseavam com os colegas de outras cidades sobre os mais variados assuntos. Era um bate-papo agradável, amigável, sem maldade e com muito respeito.

Nessas conversas ninguém falava sobre cigarros, bebidas e drogas.

Havia fumantes no grupo, porém fumavam seus cigarros de forma discreta. As moças, por sua vez, não exibiam, de forma alguma, o seu vício ao público.

As bebidas que continham álcool eram consumidas exclusivamente por homens.  Em Cabreúva, aos domingos, tínhamos o costume de nos reunir em grupo na Praça Central, antes do almoço, para tomar um copo de caipirinha, que era dividido entre todos.

O tempo foi passando, os hábitos dos jovens foram mudando e, infelizmente, mudando para pior…

Hoje em dia, cada vez mais cedo, os jovens, às vezes crianças, se envolvem, ou são envolvidos, com as drogas e bebidas. A discrição de outrora deu espaço ao exibicionismo de agora. Como se fosse uma conquista, eles se mostram com garrafas e cigarros, ignorando os males que essas drogas podem provocar.

Na gíria atual, querem “causar”, no sentido de aparecer, mas na verdade o que acabam causando é o mal à sua própria saúde, podendo levar à dependência e até à morte.

Às vezes não dá pra acreditar que no mundo de hoje, com TANTA modernidade, TANTAS conquistas e descobertas, TANTA tecnologia e evolução, e, principalmente TANTO acesso à informação, vemos TANTOS jovens escravizados pelos vícios, derrotados na árdua luta contra as drogas, fazendo o caminho inverso, em pleno retrocesso, perdendo o que Deus deu de melhor para nós, a vida.

Waldemar Camargo

Cadeira nº 9 | Patrono Monsenhor Paulo Florêncio Silveira Camargo