Musculação para mulheres

Por Jackeline Scopel

Professora de musculação e Personal Trainer

Graduada na Universidade Federal de SC

CREF: 132998-G/SP

Nos últimos anos têm se observado um número crescente de mulheres nas salas de musculação. O treinamento com pesos era visto antes como uma atividade física predominantemente masculina, devido à sua relação com o ganho de músculos, mas, atualmente, a musculação passou a ser uma grande aliada das mulheres na busca por um corpo mais atlético e harmonioso.

A indústria fitness juntamente com a mídia têm contribuído para essa popularidade crescente do treinamento com pesos para as mulheres. Além de promover benefícios estéticos e para a saúde feminina, a musculação é considerada uma prática segura, com baixos riscos de lesões quando comparada à outras atividades e esportes.

O treinamento com pesos vem sendo cada vez mais prescrito para o público feminino como terapia auxiliar e prevenção de diversas doenças e condições, como: diabetes, hipertensão, menopausa, depressão, obesidade e osteoporose, além de conferir qualidade de vida na gravidez, entre outros.

A musculação contribui para o ganho de massa magra, força e resistência muscular, melhoria no perfil hormonal, auxilia no emagrecimento e perda de gordura corporal equando associada a hábitos alimentares saudáveis os resultados são ainda mais satisfatórios e permanentes.

Mesmo trazendo diversos benefícios estéticos e para a saúde da mulher, quando não supervisionada adequadamente por um profissional de educação física, a musculação, assim como qualquer outra atividade física, pode oferecer alguns riscos, por isso procure sempre uma academia confiável com profissionais capacitados.

Cada aluna deverá passar por uma anamnese e avaliação física e seu treino deve ser prescrito de forma individualizada, de acordo com os seus objetivos, idade, nível de condicionamento físico e possíveis problemas de saúde.