Museu da Energia conta com atividades on-line gratuitas

Museus e outras instituições culturais seguem realizando atividades virtuais, para levar seus acervos a um público maior. Entre eles, o Museu da Energia, que tem unidades físicas em São Paulo, Itu e Salesópolis, mantém uma programação on-line intensa, para pessoas de todas as idades.

As redes sociais do Museu e o canal no YouTube (www.youtube.com/c/MuseudaEnergia) são constantemente atualizados, com atividades que vão desde tour virtuais pelas unidades, até peças teatrais, shows musicais e palestras. Todos os conteúdos envolvem os temas que a entidade trabalha: água, iluminação, saneamento e recursos naturais.

Em fevereiro, foi lançada a websérie “Quem foi Dona Ignácia?” no Facebook (www.facebook.com/museudaenergia) e no Instagram do Museu (@museudaenergia). Com vídeos curtos e de linguagem acessível, uma atriz interpreta Ignácia Joaquina Correia Pacheco, que foi uma das poucas mulheres empreendedoras no século XIX. O casarão em que ela morou, em Itu, hoje abriga a unidade do Museu da Energia na cidade e também é o cenário da websérie.

Outro serviço on-line disponibilizado pelo Museu é a consulta ao acervo virtual no site www.museudaenergia.org.br. Aberto a pesquisadores e curiosos, traz clippings, documentos e outros materiais, que mostra como foi o desenvolvimento de São Paulo, desde a chegada da energia no estado.

“A história é fundamental para entender o presente e projetar o futuro. Por isso, investimos nas atividades on-line durante o período em que nossas unidades ficaram fechadas e vamos continuar levando conteúdo para esses canais, porque é mais um caminho para inspirar mais pessoas para o cuidado com a energia, com a água e com os recursos naturais”, afirma Rita Martins, diretora executiva da Fundação Energia e Saneamento, mantenedora das unidades do Museu da Energia.