Museu da Energia convida crianças para passar uma noite no espaço cultural

Foto: Caio Mattos

Em comemoração aos 20 anos de sua criação, o Museu da Energia de Itu, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, apresenta a ação “Uma noite no Museu”, atração que faz parte da programação especial de aniversário da unidade e que será oferecido ao público infantil no dia 30 (sábado), a partir das 18h.

A atividade inédita em Itu é inspirada no filme “Uma noite no Museu”, e em eventos realizados em museus pelo mundo, que compreende ter a experiência de dormir uma noite no espaço cultural. Crianças e seus responsáveis poderão pernoitar no Museu da Energia e terão a oportunidade de conhecer diferentes ângulos que podem passar despercebidos durante as visitas convencionais. 

A programação será composta por ações educativas, contações de histórias, música, intervenções teatrais e alimentação saudável. Para participar, basta garantir com antecedência o ingresso no valor de R$ 10 até dia 25. As vagas são limitadas, sendo a lotação máxima de 20 crianças (de 5 a 12 anos) mais um acompanhante para cada. O valor do ingresso será revertido em uma máscara de dormir personalizada que será entregue no dia do evento para as crianças.

A venda dos ingressos é realizada no espaço do Museu da Energia (Rua Paula Souza, 669, Centro). Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 4022-6832.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA ATRAÇÃO

30/11 – Sábado

 • 18h às 19h – Recepção

 • 19h às 19h30 – Visita pelo Museu

 • 19h40 às 20h40 – Oficina de Música com Cadu Scalet
As atividades propostas na oficina visam desenvolver de maneira prática, lúdica e divertida a concepção sonora-musical e a exploração de timbres em instrumentos musicais confeccionados a partir de materiais alternativos e de reuso, bem como a noções básicas de preservação do meio ambiente e de cidadania através do conceito da “Hierarquia dos Resíduos” (reduzir, reutilizar e reciclar).

Por meio de uma contação de história os participantes terão a oportunidade de sonorizar o roteiro e explorar os instrumentos, descobrindo novas possibilidades de se fazer música e ampliando a compreensão musical mediante aos instrumentos musicais não convencionais construídos com materiais descartados. 

 • 20h45 às 21h30 – Lanche noturno (preparado pela chef Amanda Sylvestre)
O lanche a ser servido neste evento tem como finalidade a integração dos participantes na percepção da alimentação saudável de forma saborosa e divertida, trabalhando indiretamente a conscientização na relação que os envolvidos têm como o alimento.

Serão servidos lanches de hambúrguer vegano acompanhando porção de batatinhas assadas, suco natural e salada de frutas. Os sanduíches serão compostos de pão de grãos artesanal, hambúrguer de grão de bico vegano, salada e maionese de ervas

 • 21h30h às 22h30 – Contação de História com Em Cena Produções Artísticas

Na Contação de Histórias, os contadores permanecem durante 1 hora em média. Durante este tempo, eles contam as histórias e posam para as fotos.

 • 23h – Hora de dormir

01/12 – Domingo

 • 7h às 8h – Despertar

 • 8h às 9h – Café da Manhã (Padaria Savioli)
Café da manhã com frutas, pães, bolos, suco, leite, café, etc.

 • 9h às 10h – Despedida