Museu da Energia de Itu faz 19 anos e celebra com programação especial

Na próxima sexta-feira (14), o Museu de Energia de Itu completa 19 anos e preparou, para comemorar a data, uma programação especial para os ituanos. Entre os dias 11 e 16 de dezembro, das 10h às 17h, a visitação será gratuita às exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Fontes e Chafarizes” e “Onde os arquivos despertam”. A celebração do aniversário ainda traz sarau, cinema e uma apresentação especial da Orquestra Ituana de Viola Caipira.

O sarau “Entre taipas e lundus”, no sábado (15), às 20h, com convite no valor de R$ 30, é intervenção teatral e musical, com participação de atores e músicos que conduzirão os presentes a um sarau do século XIX no sobrado que pertenceu a Dona Ignacia Joaquina Pacheco. O elenco é formado por Liliane Navarro, atriz; Juliano Mazurchi, ator; Célia Trettel, violão; Gilmar de Campos, flauta e bandolim; e Alaerte Marquetti, voz.

Ainda no sábado, às 20h, acontece o Cine Jardim com a exibição do filme “A baronesa transviada”, com entrada gratuita. No filme, Gonçalina (Dercy Gonçalves) é uma pobre manicure que descobre pelos jornais que pode ser a filha desaparecida de uma baronesa. Ela vai à casa de sua possível mãe, onde é reconhecida. Quando a baronesa morre, Gonçalina torna-se sua única herdeira e investe parte da fortuna num filme. Esta situação não agrada os demais integrantes da família, que planejam um golpe.

O Cine Jardim conta com a participação do Museu da Música – Itu, com uma mostra de partituras dos antigos cinemas ituanos. No jardim haverá uma área de alimentação com as participações do chef Lucas Barreiro e Pizza Hall. O evento é realizado em parceria com o Cine Clube de Itu e Motirõ Cultural.

Já no domingo (16), às 10h, sob orientação dos professores Célia Maria Trettel da Costa e Adilson Tadeu Rodrigues da Silveira, a Orquestra Ituana de Viola Caipira apresentará músicas de raiz sertaneja, do folclore brasileiro e português, e do cancioneiro popular nacional. O Museu da Energia de Itu está localizado na Rua Paula Souza, 669, Centro. Informações: (11) 4022 6832 ou itu@museudaenergia.org.br.