Museu da Energia de Itu oferece oficinas gratuitas de arte

Foto: Livia Pasqua

Como parte das ações especiais da 17ª Semana Nacional de Museus, que em 2019 explora o tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, o Museu da Energia de Itu oferecerá, no sábado (18), duas oficinas gratuitas que exploram arte, cultura e corpo, voltadas a tradições locais e nacionais.

Haverá práticas para adultos e crianças. As atividades serão realizadas pela professora, pesquisadora e artista Lívia Pasqua, do Coletivo Caleidoscópio. Mestra em Educação Física, Lívia é especializada em práticas corporais, com enfoque especial na capoeira, ginástica e artes da cena (teatro e circo).

As vagas são limitadas e é necessário se inscrever para participar, por meio do e-mail itu@museudaenergia.org.br. As vagas ficam abertas até hoje (15).

A oficina “Resgate e diálogo Arte Utu-Guaçú” ocorre das 9h às 12h e é voltada ao público adulto. É uma oficina teórico-prática que visa resgatar as tradições da cidade de Itu, chamada de Utu-Guaçú pelos habitantes originais. A ideia é promover o diálogo entre as diferentes expressões culturais locais, e as manifestações da elite e populares, tais como o Samba Rural, Festa do Divino Salvador, Estouro do Judas, entre outras. Inscrições também pelo link bit.ly/resgate-utu-guacu.

Já a oficina “Capolendas” será das 14h às 16h, para adultos e crianças. É uma oficina que possibilita a vivência de movimentos básicos da capoeira, com pequenos desafios impostos pelas personagens das histórias, bem como o conhecimento de lendas que fazem parte da cultura brasileira. Inscrições pelo link bit.ly/capolendas.

A oficina esperta na criança a vontade de aprender e o interesse pela cultura de seu país. Após a experimentação corporal por meio da contação de histórias e os movimentos de capoeira, os participantes da oficina poderão passar para o papel em branco tudo aquilo que foi colorido e divertido em aula, produzindo um material artístico cultural próprio.

O Museu da Energia fica localizado na Rua Paula Souza, 669, Centro. Mais Informações: (11) 4022-6832 ou www.museudaenergia.org.br.