Museu da Energia de Itu oferece visita gratuita em Libras a partir deste sábado

Foto – Divulgação/Museu da Energia de Itu

Acessibilidade e inclusão fazem parte da missão do Museu da Energia e, neste sábado (08), o Museu lança um novo e especial projeto: visitas mediadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para o público surdo. A ação gratuita irá acontecer duas vezes ao mês, até o final do ano. Nesta primeira edição, a visita acontece às 10h30, e será conduzida pela educadora surda Flávia Ferreira.

“É muito importante esse projeto do Museu da Energia de Itu em ampliar a importância da história para surdos ou deficientes auditivos. Com a acessibilidade de Libras dentro dos museus ficará muito mais fácil o entendimento do novo público”, comenta Flávia Ferreira.

O visitante surdo será apresentado às exposições e conteúdos do Museu, explorando temas como a história da energia e sua aplicação no cotidiano e no ambiente doméstico. A visita em Libras também abordará as memórias do sobrado que abriga o Museu da Energia, construído em meados do século 19 no Centro Histórico de Itu.

No último sábado de junho, dia 29, acontece a segunda visita do mês, às 14h. O projeto de acessibilidade é executado por meio de aporte do Edital “Modernização de Museus – Prêmios”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O Museu da Energia fica na Rua Paula Souza, 669, Centro. Mais informações: (11) 4022-6832.